Prefeitura de Eusébio entrega Kits de tratamento do glaucoma para 45 pacientes

terça-feira | 16/04/2024
Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio em parceria com o Instituto Olhar entregou nesta terça-feira (16) 45 kits para pacientes que fazem tratamento de Glaucoma. O kit entregue contém três colírios, glicosímetros, fitas de teste para glicemia e orientações especializadas do oftalmologista para o uso adequado do colírio e das rotinas que precisam observar diariamente para controlar o glaucoma.

Jadir de Sousa Pontes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e Coordenadora da Política do Idoso de Eusébio destaca sobre a aprovação do projeto. O Projeto “Envelhecimento e saúde ocular: Glaucoma – cuidar para manter o colorido da vida” foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos de Eusébio por meio da resolução nº 044/2022 para certificação de capitação do Instituto Olhar via Fundo Municipal para os Direitos dos Idosos de Eusébio (FMDI) e terá a permanência de dois anos no tratamento de glaucoma dos idosos”, destacou Jadir.

Antes da entrega dos kits, por meio da parceria com o Instituto Olhar, foram realizados mutirões de Glaucoma em outubro e novembro de 2023. Já no início deste ano, entre fevereiro e março, 70 pessoas participaram de exames para a confirmação do diagnóstico de Glaucoma. Um total de 45 pacientes tiveram a confirmação do diagnóstico de Glaucoma, e três com outras demandas.

Josete Malheiro, secretário de Saúde de Eusébio, fala sobre a abrangência do projeto “Envelhecimento e saúde ocular: Glaucoma – cuidar para manter o colorido da vida”. “É um projeto pioneiro e inovador e em parceria com o Instituto Olhar. Esse projeto abrange dois anos e nossa meta é fazer uma triagem preliminar de 1.000 pessoas com foco no Glaucoma. O kit recebido nesta terça-feira faz parte do tratamento. E, a cada três meses esses pacientes que receberam o kit, voltam para avaliação oftalmológica e uma vez ao ano refazer os exames oftalmológicos”, destacou.

Ana Lúcia Pinheiro, de 60 anos e faxineira, foi uma das pessoas que recebeu o kit e disse que o mesmo chegou em boa hora. “Foi muito bom receber esse kit para o meu tratamento de glaucoma, pois antes de participar da triagem cheguei a comprar o colírio. Agora, é só cuidar direitinho para o tratamento dar certo”, disse.

“Queremos agradecer essa grande parceria entre o Conselho Municipal do Idoso de Eusébio, que teve o olhar atento para esse projeto de saúde ocular. O Instituto Olhar trabalha três ações importantes: catarata, glaucoma e retinopatia diabética. Quero esclarecer que o glaucoma é uma doença séria, silenciosa e irreversível, uma vez perdendo a visão, a pessoa não recupera. E, por isso, quando diagnosticado tem que seguir o tratamento. Estamos felizes em proporcionar o tratamento através dos kits que as pessoas estão recebendo hoje”, disse Tereza Simão, presidente do Instituto Olhar.