Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Prefeitura de Eusébio entrega o CEI do Timbú

terça-feira | 15/08/2017


A Prefeitura Municipal e Eusébio inaugurou, nesta segunda-feira (14), o Centro de Educação Infantil (CEI) Timbú, que vai beneficiar as comunidades do Timbu, Olho D’água e Novo Portugal. A solenidade contou com a com a presença do prefeito Acilon Gonçalves, secretários municipais, vereadores, trabalhadores da Educação e comunidade beneficiada. A Unidade Escolar está atendendo 93 crianças e iniciou desde a semana passada a fase de adaptação das mesmas ao ambiente escolar e às professoras.


O vereador Elenilson foi o primeiro a se pronunciar na solenidade. Ele agradeceu a presença de todos e afirmou que o povo do Timbú e Olho D’água está de parabéns, por está recebendo um equipamento de primeira qualidade. “Esse CEI foi iniciado no mandato do prefeito Júnior e concluído agora pelo Dr. Acilon e vem ocupar uma lacuna que existia, pois, nossas crianças de 0 a 6 anos não tinham creche aqui no bairro. Quero dizer que estou junto com o vereador Henrique do Timbú, trabalhando por essa localidade. Esperamos que mais benefícios venham para nossa população. Aqui antes não havia nenhum representante na Câmara, agora temos dois. Estamos juntos lutando por vocês”, frisou.


O vereador Henrique do Timbú destacou o trabalho que tem feito na Câmara, com a apresentação de várias solicitações em benefício dos bairros. Ressaltou que tem certeza que o prefeito Acilon vai atender os pedidos na medida do possível. Reafirmou o trabalho em conjunto com o vereador Elenilson, destacando que a união trará bons resultados para as comunidades. “Queremos manter essa unidade e junto com a população conquistar novos equipamentos e serviços públicos para as comunidades”, pontuou.


O prefeito Acilon Gonçalves comentou sobre as dificuldades de administrar o Eusébio na atual crise, mas afirmou que está trabalhando com planejamento para que a população não sinta os efeitos, nos atendimentos e serviços públicos. “Vocês estão vendo a cada semana, a entrega de novos equipamentos, hoje, com uma diferença, estamos inaugurando, mas a creche já está funcionando há uma semana”.


“A dificuldade que encontramos de administrar é porque as pessoas daqui são iguais as outras de outras cidades, elas querem sempre mais, e nós já demos muitas coisas diferentes das outras cidades. Aqui foi a primeira cidade do Ceará, juntamente com Quixadá, que inaugurou o tempo integral. Quixadá seis meses depois acabou e nós continuamos e aumentamos. Hoje 75% dos alunos estão em tempo integral e 100% das escolas oferecem a modalidade. O que queremos é que antes de 2019, se 100% dos alunos quiserem tempo integral, a prefeitura vai atender. Sei que alguns não vão querer porque não entendem a importância do tempo integral na vida deles. Isso tem um custo elevado, pois recebemos 50% dos recursos e pagamos a outra metade,” comentou.


Ele afirmou que na Saúde, o Eusébio tem de 85 a 90 nascimentos por mês, mas o Hospital Municipal faz 240 partos, significando dizer que cerca de 155 partos são de fora. Isso ocorre, segundo ele, porque as pessoas de outros municípios veem que a saúde do Eusébio funciona e por isso querem ser atendidas no hospital local. Acilon anunciou que para a Saúde continuar funcionando bem, é que vai exigir que todo pedido de exame e encaminhamento de pacientes para especialistas sejam devidamente justificados. Assevera que esse procedimento vai trazer economia para o município e a saúde vai continuar a melhor do Estado do Ceará.


O prefeito falou, ainda, sobre as ações nas áreas de esporte, com a entrega das quadras do Santa Clara, João de Freitas e em breve o da Escola Josefa Sá. Citou o início das obras dos ginásios do Jabuti Km 19 e recuperação dos demais. “Estamos realizando tudo isso, mas a menina dos meus olhos é a Educação Infantil. Sou apaixonado pela Educação, fui professor durante seis anos e depois continuei estudando educação e como educar. Por isso a educação é nossa prioridade. Ao investir na Educação Infantil estaremos vacinando nossas crianças contra os traficantes. Elas não vão aceitar o assédio dos criminosos. Estamos implantando a Educação Infantil humanizada em tempo integral, em parceria com o Instituto Myra Eliane, com isso vamos entregar nossas crianças de seis anos com condições de vencer as tentações dos traficantes”.


Revelou também que vai entregar em cada comunidade um Centro de Educação Infantil até o fim do seu mandato. “Estaremos ampliando esse atendimento até o final de 2018, Vamos criar também o berçário, educação infantil integral na Creche Vivendo Feliz, no Olho D’água. Vamos fazer a mesma coisa na Escola Josefa Sá, no Urucunema. E vamos criar mais. Temos projetos para os bairros Cararu e Precabura. E a creche da Tamatanduba está ainda a espera da licitação, já que o construtor anterior desistiu, mas o dinheiro, mais de R$ 1 milhão está guardado. Guaribas já tem recursos também, mas falta assinar o contrato. Outra creche para o Centro, que vai ficar atrás da Creche Francisco José, já está em licitação, e tem dinheiro na conta”, revelou.


Acilon falou ainda sobre as comemorações do 7 de setembro, que no Eusébio terá como tema ‘Brasil Sustentável’. “Duas palavras com um grande significado, onde cada escola poderá explorar com seu protagonismo, formas de apresentar o que precisa mudar para que a sustentabilidade aconteça. O desfile é a maior aula do setor pedagógico do ano. Você percebe em cada ala uma pedagogia e uma história”.


Em seguida, o prefeito descerrou a placa ao lado das autoridades e as portas do equipamento foram abertas para o público. Estiveram presentes, os secretários: Michele Queiroz (Desenvolvimento Social); Goretti Martins (Educação); Sebastião Albuquerque (Obras); Roberto Rocha (Governo); vereadores Elenilson, Henrique do Timbú, Dadá, Neila Sá, Cira Targino e Nildinho.


O equipamento atenderá inicialmente 93 crianças de seis meses a 6 anos de idade das comunidades do Timbú, Olho D’Água, Largão e adjacências. O equipamento já está atendendo as crianças nesta semana em período de adaptação para que a partir do dia 14 permaneçam na unidade de 7 às 17 horas.


O equipamento conta com um berçário, três salas de aula, um refeitório, banheiros, cozinha, diretoria, secretaria, amplo espaço para recreação, lazer e reuniões. Foram disponibilizadas vagas do Berçário ao Infantil III. O CEI conta com cerca de 15 funcionários.