Prefeitura de Eusébio entrega smartphones aos agentes de saúde e de endemias para facilitar a atualização de cadastros e informações em saúde

sexta-feira | 10/06/2022
O novo equipamento vai agiizar o registro dos atendimentos e das informações em saúde da população (Fotos: Levy Oliveira\PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em solenidade realizada no auditório do CAPS Geral fez a entrega de smartphones para os agentes comunitários de saúde e para os agentes de endemias. Segundo o secretário de Saúde do município, Josete Malheiro, trata-se de um sistema novo informatizado que vai agilizar as informações, os registros de saúde, os cadastros, as informações das gestantes, dos pacientes que os agentes de saúde e de endemias acompanham todo o dia. “Hoje é um dia de grande simbologia porque estamos dando um passo importante na incorporação do uso da tecnologia ao nosso favor. Aquilo que todo mundo faz com seu telefone próprio para se comunicar, vamos passar a usar como instrumento de trabalho”, afirmou.

A solenidade contou com as presenças dos vereadores Nildinho, Roberto Rocha, Wanda Morais, França, Silvia Aragão, Dyexon Abreu e Neila Castro, que se pronunciaram destacando a importância desse novo momento que trará agilidade para as informações em saúde e consequentemente trará a resolução dos problemas de saúde com mais rapidez.

Daniela de Castro, que assumiu neste mês de junho a coordenação da Atenção Primária agradeceu a acolhida que está tendo no município. “Estou aqui maravilhada com o que estou vendo, pois vim de um município bem carente de recursos, de apoio e de atendimento e hoje estou aqui no Eusébio, com um prefeito e um secretário apaixonados pelo SUS. Essa ferramenta que vocês estão recebendo é de suma importância, porque aquela história que ocorre em todo município de perda de cadastros vai acabar. Vocês vão ter liberdade para fazer os registros com segurança sem o risco de as anotações serem extraviadas ou digitadas de forma incorreta. Vamos ter agora informações fidedignas para poder processar as ações”, disse.

O prefeito Acilon Gonçalves ressaltou que depois de dois anos de Pandemia, quando muitos achavam que podíamos estar chegando no fim do mundo, hoje as pessoas podem comemorar o fim da pandemia. “Estamos trabalhando para chegar o dia a vacina contra covid-19 passar a ser uma vacina de rotina do posto. Mas temos que manter os cuidados, porque a Pandemia acabou, mas a covid não”. Segundo ele, a Prefeitura deverá iniciar uma licitação para a aquisição de motos para os agentes de endemias que cobrem um território maior e têm que percorrer grandes distâncias, diferente dos agentes de saúde, que cobrem a região que residem.

“A saúde do nosso município está recuperando o seu espaço e esperamos logo-logo ser modelo de atendimento através dos indicadores e isso só pode acontecer se informarmos o que estamos fazendo, por isso que estamos começando com esse novo sistema. Estamos num processo de informatização de todos os postos de saúde, mas isso não adiantaria se a atenção básica, que são vocês, não trouxessem a informação em tempo real. Então estamos entregando esse smartphone, que é um Galax A 03, com internet e possibilidade de registro sem perda dos dados quando ele estiver offline. Isso vai evitar de ter que anotar nas cadernetas,” comentou.

Reginaldo Chagas, da JP Tecnologia, empresa licitada para realizar o processo de informatização das unidades de saúde, desde a atenção básica até a média e alta complexidade disse que o processo foi iniciado pelos postos de saúde. “ E hoje estamos entregando os smartphones para os agentes comunitários de saúde, aonde eles vão registrar todo cadastro e estratificação do município do Eusébio. Já os agentes de endemias, com esse sistema, vão poder registrar os focos de arboviroses.

“O treinamento de hoje é uma forma de apresentar, familiarizar e condicionar os agentes comunitários de saúde e de endemias ao sistema. Posteriormente, na próxima terça-feira, inicia-se um cronograma de implantação. Esse cronograma foi debatido com a coordenadora dos agentes de saúde, Dra. Graça Viana e vai ser feito de forma individual, com cada agente de saúde, para que se tiver alguma duvida ou dificuldade ele possa expor as mesmas aos nossos colaboradores. Teremos a colaboradora Aline Uchoa, coordenadora, treinando os agentes comunitários de saúde e colaboradora Priscila dos Santos, que é agente de treinamento, orientando os agentes de endemias”, esclareceu.