Prefeitura de Eusébio esclarece sobre a vacinação de professores contra Covid-19

sábado | 22/05/2021
A vacinação dos professores acontecerá na medida que a Prefeitura de Eusébio receber as doses específicas para esse grupo do Governo do Estado (Foto: Agência Brasil)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), traz esclarecimentos sobre a antecipação da fase da vacinação contra COVID-19 para grupo de professores anunciada pelo Governador do Ceará, Camilo Santana. Segundo a SMS, a vacinação será iniciada com os professores com comorbidades, ou seja, os que tenham problemas permanentes de saúde, na faixa etária de 55 a 59 anos de idade. Já com relação aos demais professores, a vacinação depende da pactuação na Comissão Intergestores Bipartite, do Ceará, cuja reunião está marcada para a próxima sexta, dia 28/05.

Em seu anuncio pelas redes sociais, governador informou que serão vacinados professores tanto da rede pública quanto da rede particular de ensino. Camilo Santana ressaltou que a vacinação dos professores é a melhor forma para garantir mais segurança no retorno às aulas presenciais em todas as séries. Ele destacou que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informará quais serão os critérios para a vacinação da categoria.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que nenhum Município recebeu ainda as doses específicas para a vacinação desse novo grupo prioritário, no caso os professores, o que deve estar acontecendo no decorrer da próxima semana. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiro, é necessário no entanto, que cada um de forma individual faça o seu cadastro na Plataforma Saúde Digital, pois o Governo do Estado está exigindo que as pessoas dos Grupos Prioritários que serão vacinadas estejam devidamente cadastradas nessa plataforma.

Diz ser importante lembrar que deve ser respeitado um intervalo de 14 dias entre as aplicações das doses da vacina do H1N1 e a da COVID. “Portanto, se um professor recebeu a vacina H1N1 só poderá tomar a vacina da COVID, após o intervalo regulamentar, ou vice e versa”, salienta.

O Prefeito Acilon Gonçalves comemora a decisão do Governador de priorizar a vacinação dos professores para que as aulas presenciais ou mesmo na forma hibrida sejam retomadas para que os alunos possam ter um melhor ensino aprendizagem. “Os professores e demais profissionais de educação precisam ter segurança para retornarem as atividades presenciais. Essa decisão traz esperança e mais segurança para os profissionais e famílias. Na nossa gestão a educação é prioridade sempre”, frisou o gestor municipal.

Segue abaixo o link para que o professor possa se cadastrar para estar apto a ser vacinado, quando a Prefeitura de Eusébio receber as doses específicas para esse grupo.