Prefeitura de Eusébio faz doação de terreno que abriga Centro de Estudos Ambientais Costeiros para a UFC

quinta-feira | 15/07/2021
A UFC prestou uma homenagem ao prefeito Acilon Gonçalves pelo apoio e parceria para com a Instituição de ensino superior (Foto: Viktor Braga/UFC)

A Prefeitura de Eusébio oficializou a doação à Universidade Federal do Ceará (UFC) do terreno onde funciona o Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC), unidade avançada de pesquisa do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). A doação potencializa uma série de projetos previstos para o CEAC nos próximos anos. Entre os principais está a construção de um novo bloco, que funcionará como centro de formação e pesquisa, com a finalidade de apoiar as atividades didáticas dos cursos de graduação em Oceanografia e em Ciências Ambientais, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais.

O reitor Cândido Albuquerque classificou como “uma conquista maravilhosa”, sobretudo por representar um incremento importante para a atuação da Universidade. “Estou muito feliz com essa conquista da Universidade. Não apenas pelo aumento do patrimônio da Instituição, mas fundamentalmente porque aumenta nossa capacidade de pesquisa”, comemora o reitor. Em novembro de 2020, ele e o vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, visitaram o CEAC e conheceram pesquisas desenvolvidas na unidade.

O terreno obtido no Eusébio tem 44.524 metros quadrados de área e está localizado no loteamento denominado Alphaville Fortaleza, situando-se às margens do estuário do rio Pacoti e próximo à praia do Porto das Dunas. A doação foi ratificada pela Câmara Municipal do Eusébio, que aprovou por unanimidade, na sessão de 28 de junho, o Projeto de Lei Ordinária nº 61/2021, de autoria do prefeito Acilon Gonçalves.

Segundo o prefeitp, a gestão procurou viabilizar a doação do terreno, pelo fato de que na localidade já haver uma grande parceria entre o LABOMAR e a Prefeitura, principalmente envolvendo a comunidade da área, como o projeto com marisqueiras, trabalhando junto para a sustentabilidade do rio Pacoti. “Isso é muito importante para o meio ambiente e para o município do Eusébio”, afirma o prefeito Acilon Gonçalves. O gestor municipal destaca, ainda, que a ideia é manter a articulação entre a Prefeitura e a UFC, e que novas parcerias com o CEAC devem ser viabilizadas em breve, visando principalmente à conservação do rico ecossistema da região.

A diretora do LABOMAR, Profª Ozilea Menezes, explica que a incorporação do terreno à UFC possibilita mais investimentos no CEAC e, também, mais desenvolvimento sustentável para o Eusébio. Ela frisa que a medida traz segurança jurídica para a comunidade acadêmica e para a sociedade, além de contribuir para a expansão institucional que a Universidade projeta em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O secretário Estadual do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, disse que essa ação representa uma integração entre o município do Eusébio, o Estado do Ceará, pois o terreno se encontra na Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti e a UFC. “Temos nossa sede da APA do Pacoti, aqui no CEAC. Estamos trabalhando para fazer o lançamento do pacto do Rio Pacoti e também para termos o centro de quarentenário para tartarugas marinhas, aqui também”, afirmou.

CEAC

Inaugurado em 2004, o CEAC é resultado de uma parceria público-privada entre a UFC, a Fundação Alphaville, a Prefeitura do Eusébio e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE). Atualmente, funcionam no CEAC quatro laboratórios de pesquisa do LABOMAR e um projeto de extensão voltado para trabalhos de educação ambiental. Além disso, o centro abriga a coordenação da Fundação Alphaville e a sede da gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti. Mais informações sobre as diversas atividades desenvolvidas no CEAC estão no site do LABOMAR.

*Com informações da UFC