Prefeitura de Eusébio faz entrega do ‘Kit Natalidade’ para gestantes do Centro e Mangabeira

sexta-feira | 24/01/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), fez a entrega do “Kit Natalidade” para 20 gestantes, em evento realizado no Centro de Referência em Assistência Social – Sede, nesta sexta-feira (24). Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Cariello Queiroz, as gestantes, para receber esse benefício eventual, precisam fazer o cadastro único, serem acompanhadas pelas assistentes sociais, para que dessa forma possam participar dos programas oferecidos pelos equipamentos do município. As beneficiadas desta sexta-feira são atendidas pelos CRAS-Sede e CRAS-Mangabeira.

Na oportunidade, as assistentes sociais falaram às mães sobre os projetos realizadas pelos CRAS, dentre eles, o Criança Feliz, que atende crianças de 0 a 6 anos e gestantes. O programa é realizado há três no Eusébio e tem por finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Para sua efetivação, acontecem visitas domiciliares, onde as mães recebem orientações sobre os cuidados com o bebê e são incentivadas a trabalharem o fortalecimento de vínculos com o mesmo.

Segundo a coordenadora do projeto Criança Feliz no Eusébio, Luciana Lima, os frutos desse projeto serão colhidos pelas mães no futuro. “Vocês estão plantando algo muito importante no coração de seus filhos com o fortalecimento do vinculo afetivo com ele. A participação do pai e dos demais irmãos nesse processo é também importante para o desenvolvimento integral da criança,” destacou.

A secretária Michele Cariello Queiroz ressaltou que o trabalho dos CRAS no atendimento social é constante. “Esse kit natalidade é um benefício eventual, mas vem dar um suporte para os primeiros momentos do bebê. Também é uma forma do município demonstrar seu compromisso com as pessoas, desde a concepção, e proporcionar a verdadeira qualidade de vida que buscamos”.

Michele observa que para ter acesso aos benefícios continuados e eventuais, o cidadão precisa fazer seu cadastro único nos próprios CRAS para ter acesso ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e participar da rede de atendimento do município. “Queremos estimular que os cidadãos procurem os CRAS para que sejam atendidos pelos diversos programas. Quero aqui agradecer ao prefeito Acilon Gonçalves pelo compromisso com as políticas sociais e a primeira-dama Marta Gonçalves que é uma das grandes incentivadoras desse programa que beneficia as gestantes de nossa cidade. Quero afirmar que esse programa terá continuidade durante todo o ano”, frisou

O kit natalidade entregue às gestantes é composto pelos seguintes itens: álcool 70%; algodão hidrófilo (rolo 500g); banheira plástica; calça mijão com pezinho (pacote com 03 unidades); camisetinhas (pacotes com 03 unidades; conjunto escova e pente de cabelo; conjunto pagão; fralda em tecido (pacote com 05 unidades); manta; 03 pares de meias; 01 toalha fralda; shampoo e 02 pacotes de algodão bolinha de 25g.

A equipe do CRAS Sede é formada por Juaniza Abreu (coordenadora) e pelas assistentes sociais: Monique, Rose; Gloria e Daniela. Já a coordenadora do CRAS Mangabeira é a assistente social Gláucia Saldanha.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a Prefeitura de Eusébio executa uma política de assistência social beneficiando os cidadãos em todas as fases de sua vida, desde a concepção e gestação, com os pré-natais nos postos de saúde, exames, parto humanizado, e na fase escolar que vai da pré-infância ao ensino fundamental, até a capacitação para o mercado de trabalho, possibilitando o desenvolvimento integral do ser humano. “Nossa política é voltada para as pessoas, sempre buscando a melhor qualidade de vida. Para que isso ocorra, a Secretaria do Desenvolvimento Social e os CRAS têm papel fundamental”, pontuou o gestor municipal.