Prefeitura de Eusébio firma parceria com Fundação Getúlio Vargas para melhoria das políticas públicas

sexta-feira | 01/04/2022
O prefeito Acilon Gonçalves participou da reunião com a direção da Fundação Getúlio Vargas que tratou da parceria visando a melhoria das políticas públicas municipais (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio firmou parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a elaboração de um diagnóstico sobre políticas públicas realizadas pelo município e indicação de propostas de melhorias para as mesmas. O secretário de Finanças e Planejamento de Eusébio, Alexandre Cialdini, pontua que foi desenhado um programa com a FGV de São Paulo, uma das maiores escolas de administração pública do país, que vai colocar o Eusébio no centro de discussões sobre políticas públicas das cidades. “A FGV vai financiar em toda sua amplitude esse programa e vai trazer 12 alunos pesquisadores que vão trabalhar em quatro programas municipais”, disse.

Cialdini ressalta que os programas que serão estudados são os seguintes: o de governança fiscal interfederativa; o Programa de mobilidade urbana, através da análise especifica do TRUE; o Programa de Educação e o Programa de Renda Mínima. “Em cada um desses programas eles vão fazer uma avaliação, um diagnóstico, e propor melhorias sobre cada um. Com isso, vamos ter a oportunidade de colocar o Eusébio mais uma vez no cenário nacional, já que fizemos anteriormente, com a participação do prefeito Acilon Gonçalves, junto a fundação Konrad Adenauer, uma fundação alemã que tem um diálogo com os municípios de São Paulo,” destacou.

O secretário detalha que os alunos da FGV estarão no Eusébio no mês de junho e permanecerão entre 7 a 10 dias avaliando as quatro políticas públicas, e posteriormente vão elaborar um relatório de pesquisa que vai ser colocado à disposição do Eusébio. “Nossa ideia é prolongar esse estudo, a partir da construção desse trabalho, e elaborar trabalhos científicos e paper’s sobre esses assuntos, com a participação tanto de profissionais da Prefeitura como professores da FGV”, comenta.

Alexandre Cialdini observa que em médio prazo, possivelmente no segundo semestre deste ano, o Eusébio deverá buscar construir um trabalho que poderá gerar um e-book ou livro traduzido para outro idioma para viabilizar o município a ter acesso a outras cidades e abrir intercâmbios internacionais a partir desse trabalho. “Isso vem ao encontro do nosso programa de internacionalização do município, das boas práticas fiscais e das boas práticas de políticas públicas”, enfatizou.

Construção

O professor Paulo Bresciani da FGV ressalta que essa construção desse projeto começou no início deste ano, quando a Universidade procurava identificar cidades nordestinas que pudessem atender a retomada presencial da imersão dos alunos em governos municipais e a prefeitura de Eusébio foi uma das consultadas e concordou com essa participação. “O seu posicionamento na região metropolitana e Fortaleza é extremamente importante para nós, além de ser uma cidade muito destacada com políticas inovadoras em mobilidade sustentação, financeira, então nos atraiu bastante. Também avaliamos os desafios importantes que uma cidade desse porte tem. A expectativa é que nossos alunos aproveitem ao máximo possível e tenham um bom aprendizado junto a prefeitura”, afirmou.

Ele destacou o papel do secretário de Finanças de Eusébio, Alexandre Cialdini nessa aproximação da Fundação Getúlio Vargas, “Cialdini tem também uma atuação destacada no campo das finanças públicas e foi nosso contato desde o início e é o articulador junto a prefeitura”, pontuou.

A professora Haline Floriano, que coordena o grupo de alunos que estará em Eusébio no mês de junho, pontua que esse será o primeiro contato dos alunos da graduação com um governo municipal, “é importante salientar, que  a FGV inclui na sua grande essa possibilidade de o aluno vivenciar por uma semana como funciona um governo e essa turma fez esse contado com o governo federal e com um governo internacional de maneira online. Para esse ano agente reservou essa experiência com o governo municipal para que eles possam vivenciar essa experiência através de um trabalho chamado precampo, que ocorre diretamente no município. Antes da pandemia tínhamos uma viagem marcada por volta de abril e maio para aos alunos colhessem os insumos, identificassem os desafios no Eusébio, como não foi possível, a Prefeitura já adiantou quatro desafios para os alunos e eles terão desafios reais para avaliar e propor saídas para eles, no final de junho vamos entregar um relatório e a ideia é oferecermos soluções tangíveis que possam ser executadas”, concluiu.