Prefeitura de Eusébio implanta estratégia ‘Amamenta e Alimenta Brasil’ no Posto de Saúde das Guaribas

terça-feira | 13/08/2019

A Prefeitura de Eusébio, através do Comitê Municipal da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, estará implantando, nesta sexta-feira (16), o programa na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Guaribas. Na oportunidade, acontecerá uma oficina para todos profissionais lotados naquele posto de saúde, de 8 às 12 horas.

O secretário municipal de Saúde, Mário Lúcio ressalta que a oficina tem como objetivo a qualificação do processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no município.  “A oficina é a primeira etapa do processo de implantação da estratégia na Unidade Básica de Saúde. Nas Guaribas. a capacitação será ministrada pelas enfermeiras Jaqueline Torres e Larissa Frota, do Hospital Municipal e pelas nutricionistas Sara Alencar e Luana Braga”, destaca.

Segundo Jaqueline Torres, para realizar essa oficina houve um curso de formação de tutores, com o intuito qualificar profissionais de referência que são responsáveis em disseminar a estratégia e realizar oficinas de trabalho nas suas respectivas equipes e UBS. “No Eusébio eu participei desse curso e recebi a certificação para realizar as oficinas, mas conto também com a ajuda de facilitadores que já participaram de outras oficinas a nível estadual”, disse.

Ela pontua que essa oficina é o início do desenvolvimento de ações com o objetivo de promover, proteger e apoiar a prática do aleitamento materno e alimentação complementar saudável. “Acontecem a partir de um cronograma firmado entre as UBS e a Secretaria de Saúde, com quatro horas de duração.  Entre os assuntos abordados estão: o manejo do aleitamento materno, prática da alimentação complementar, desenvolvimento infantil, Vigilância Alimentar e Nutricional, entre outros”.

Essa estratégia é um dos quesitos exigidos pelo Selo Unicef. Ressalta, ainda, que após o treinamento, a equipe da UBS fará um plano de ação, baseado nas necessidades da comunidade. A Unidade Básica de Saúde do Timbu foi a primeira a receber o treinamento em março passado

Após seis meses de implantação do Amamenta e Alimenta Brasil, o município solicitará a visita de técnicos do Estado para fazer uma avaliação do trabalho. Dessa forma o município pode concorrer a uma certificação. De acordo com o prefeito Acilon Gonçalves, a ideia é implantar a estratégia em pelo menos 20% das unidades básicas de saúde, até o próximo ano. “As boas experiências de cada unidade servirão para que as outras repliquem as boas práticas, fazendo com que a amamentação e a alimentação saudável sejam práticas disseminadas em todo o município, beneficiando nossas crianças e reduzindo os riscos à saúde,” frisou.