Prefeitura de Eusébio implanta sistema para agilizar o transporte de pacientes

terça-feira | 20/07/2021
Através do Programa CAD têm-se uma visão geral da localização dos veículos, através do mapa do município e por sistema GPS (Foto: July Lioba/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município, está implantando a partir do dia 2 de agosto, a Central de Atendimento e Despacho (CAD) para agilizar o serviço de transporte de pacientes, tanto por ambulâncias, como pelo carro da comunidade. O serviço, realizado pela Atlanta Tecnologia, já havia sido implantado na Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) para controle das ocorrências de trânsito e atendimento das mesmas pelos agentes de trânsito.

Segundo o representante da empresa Atlanta Tecnologia, Francisco Barbosa, após a implantação do sistema na AMT, foi feita a implantação do sistema no Hospital Amadeu Sá e na UPA do Eusébio, e após três meses a Prefeitura vinha recebendo muitas reclamações quanto a falhas no atendimento do serviço via telefone. “O prefeito Acilon Gonçalves então fez a solicitação para que essa situação fosse resolvida, e decidimos implantar um Call center exclusivo para esse sistema. Estamos treinando os atendentes para que conheçam o funcionamento e a rotina do Hospital Municipal e da UPA”, revelou.

O sistema funciona através de tecnologia avançada. Através do Programa CAD o atendente do call center tem uma visão geral, através do mapa do município e por sistema GPS, da localização de cada veículo e ao receber a demanda já sabe qual deles pode acionar. Ela emite a ocorrência e os motoristas recebem via celular a demanda. “Todos os motoristas receberam um telefone celular A21 da Samsung, já com o sistema implantado e ao serem acionados o sistema avisa através de uma sirene,” ressalta Barbosa.

No mapa virtual, o carro que está livre fica com o ícone na cor azul e os que estão em serviço ficam na cor vermelha. Barbosa observa que a maior demanda continua sendo para atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Além dos atendentes do call center, o sistema conta com controladores, tanto no Hospital como na UPA, que realizam o direcionamento para o retorno dos pacientes às suas casas após o atendimento, A ideia é que o sistema avance para as demais secretarias para que os setores de transportes possam prestar um melhor serviço aos órgãos da administração municipal.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a ideia é implantar um sistema mais ágil e resolutivo que atenda com maior brevidade as ocorrências de saúde. Segundo ele, quanto mais ágil e seguro o transporte de pacientes, mais eficiente será o tratamento, tanto na UPA, que detém a maior demanda, como no Hospital Municipal.  “O serviço agora avança para outro patamar e com isso queremos reduzir ao máximo os agravos e trabalhar pela manutenção de saúde de nossa população”, pontua o gestor municipal.