Prefeitura de Eusébio inaugura nova Secretaria de Obras e Serviços Públicos

quinta-feira | 14/07/2022
A nova sede dará suporte para os serviços que são prestados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Foto: Jully Lioba)

A Prefeitura de Eusébio inaugurou, na tarde desta quinta-feira (14), a nova sede da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP) que agora está situada no bairro Autódromo próximo ao paço municipal. A obra começou no final de outubro de 2021 e foi concluída no começo desse  mês de julho, sendo realizada exclusivamente com recursos próprios. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a nova sede se fez necessária devido ao crescimento acelerado do município, e as demandas crescentes. “Precisávamos de um local adequado para a elaboração de projetos e atendimento dos munícipes em suas várias necessidades, tanto com relação as obras como de serviços púbicos”, disse o gestor municipal.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Ícaro de Almeida, destacou que a nova Sede conta com um serviço de protocolo onde o munícipe poderá fazer sua solicitação, que pode ser limpeza de fossa, limpeza de rua, pavimentação de rua, poda de árvores, serviços de capinagem, manutenção de rede de esgoto e sistema de abastecimento de agua, estes dois em parceria com a CAGECE.

“Essa sede é um presente para o município, que cresce em uma velocidade sem igual no Ceará Essa secretaria coloca o município na condição de se preparar de se planejar o futuro. O Dr. Acilon me disse que o município não pode pensar somente no hoje mas em 20, 30 anos. Hoje temos uma Secretaria que tem estrutura para fazer qualquer projeto que for solicitado, mesmo que não seja para ser executado logo. Podemos fazer um banco de projetos, pois quando surgir algum recurso, já teremos o projeto pronto e não correremos o risco de perder o recurso. O município também poderá ficar apto a se credenciar para financiamentos internacionais, junto a instituições como o Bid, Bird, por exemplo”, disse.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou que desde 2005 que sua gestão vem promovendo a transformação social do município. “Quando vejo algum pedinte pela cidade pode ter certeza que 90% deles não é de Eusébio e os outros 10% estão na rua por desejo próprio, mas damos apoio, estrutura para banho, alimentação, pois as vezes ele não quer retornar à família e nem a família quer ele mais”, frisou.

Acilon citou outras obras que serão inauguradas em breve como a Quadra Poliesportiva do Autódromo e diversas escolas, que estão sendo ampliadas. “Temos escolas com cinco salas passando para 18, isso é mais que ampliação, é uma nova construção”, ressaltou. Destacou ainda a nova sede da Secretaria de Finanças e Planejamento e do Gabinete que ficarão no Centro da cidade. Além de diversas melhorias nas vias e espaços públicos em andamento.

O prefeito falou ainda sobre o evento que participou quando o empresário Zenir doou 40 colchões de alta qualidade para o Hospital Amadeu Sá. “Ele disse que em vez de comemorar seu aniversário viu o quanto gastaria e resolveu doar o valor em colchões para todo o Estado, são 5.500 colchões. Tenho que registrar isso aqui. Isso me fez abrir um debate no Brasil para criar uma coisa que será mundial. No mundo temos a esquerda, a direta, o comunismo, o neoliberalismo, o liberalismo, o centrinho e o centrão. Então partindo do Eusébio estamos lançando o novo modelo político que é a Socialização do Capital. Esse é o grande modelo que o mundo deve usar para reduzir as desigualdades”, enfatizou.

Falaram, ainda, o prefeito de Itaitinga, Paulo César Feitosa, que destacou as transformações sociais e urbanas feitas por Acilon desde sua chegada a Prefeitura em 2005 e que mesmo estando a frente de um município com poucos recursos, sua meta é chegar no patamar do Eusébio; o presidente da Câmara Municipal de Eusébio, Fares Filho, em nome dos vereadores também destacou a importância da obra e afirmou que a Casa Legislativa está aberta para aprovar projetos em benefício da população. Estavam presentes no evento, secretários municipais, vereadores, técnicos, construtores e população em geral.