Prefeitura de Eusébio inaugura os postos de Saúde das Guaribas e Novo Portugal no dia 15 de dezembro

quarta-feira | 29/11/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio inaugura, no dia 15 de dezembro, os postos de Saúde das Guaribas e o do Novo Portugal. As unidades atenderão, em média, 700 pessoas das duas localidades, limite bem abaixo do preconizado pelo Ministério de Saúde, que prevê uma equipe de Saúde para 2 mil pessoas. Segundo o Prefeito Acilon Gonçalves, o objetivo é levar para mais perto da população um serviço de qualidade, que atue de forma efetiva manutenção da qualidade de saúde da comunidade.

As unidades de saúde contam com Pátio Interno, Sala de Administração, Sala de Vacinas, Sala de Curativos, Consultórios Médicos, Consultório Odontológico, Sala de Observação, Sala de Atividades (auditório), Almoxarifado, Copa, Sala de Recuperação, Estocagem e Dispensação de Medicamentos (Farmácia), Sala de Inalação e Sala de Esterilização e Expurgo. O padrão é o mesmo das unidades do Autódromo e Cararu, mas em um espaço maior.A obra está sendo construída com recursos do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura Municipal de Eusébio.

Com o novo equipamento, a população do Novo Portugal que atualmente é atendida no Posto do Timbú, terá a saúde na porta de casa. Conforme o secretário de Saúde, Mário Lúcio, os postos desenvolvem várias ações de prevenção, como controle de hipertensão, diabetes, campanhas de vacinação, palestras educativas sobre amamentação, prevenção de câncer, acompanhamento das gestantes e ações em prol da saúde bucal. Ele pontua, ainda, que nos Postos, os cidadãos têm acesso a dois procedimentos que geralmente são realizados em hospitais e clínicas especializadas – a coleta de amostras para exames laboratoriais e a ultrassonografia.

O prefeito Acilon observa que o novo Posto de Saúde das Guaribas é outra obra prevista para melhorar ainda mais o atendimento da população, já que o posto existente na Rua São Francisco já não comportava a demanda da comunidade. A unidade está sendo construída com recursos do Governo Federal, Estadual e com contrapartida da Prefeitura Municipal de Eusébio, totalizando um investimento de R$ 484 mil. O prefeito observa que, mesmo com a crise econômica que o país passa, a Prefeitura está conseguindo cumprir com seus compromissos junto as comunidades e entregando equipamentos de qualidade.