Prefeitura de Eusébio incentiva amamentação através da Sala de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Amadeu Sá

segunda-feira | 11/07/2022
O Posto de  Coleta de Eusébio recebeu o Certificado de reconhecimento do Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin pela doação de leite realizado no ano passado. Na foto a coordenadora do Banco de Leite do HIAS Erandir de Freitas Cordeiro e Souza e a Responsável Técnica do PCLH do HMDAS Jackeline Bezerra Torres.

A Sala de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá, da Prefeitura de Eusébio, realizou 2.200 atendimentos individuais e humanizados em 2021, priorizando a orientação acerca do aleitamento materno e cuidado com os recém-nascidos. O local tem como objetivo trabalhar todas as políticas de aleitamento materno, apoiar as mães, orientar, dar suporte na hora de amamentar, acompanhar os primeiros momentos da mãe e do bebê, estimular, promover e incentivar à amamentação.

Segundo a responsável técnica pela Sala, Jackeline Bezerra Torres, os 2.200 atendimentos individuais foram realizados com as mães ainda dentro da unidade hospitalar, nas enfermarias do Hospital Dr. Amadeu Sá. Além disso, foram realizados 85 atendimentos externos com as mães que voltam a procurar a Sala após a alta hospitalar para orientação e ajuda em relação ao aleitamento materno; 246 visitas domiciliares, para coleta de leite e quatro atendimentos realizados na Sala de Apoio a Mulher Trabalhadora que Amamenta (SAMTA), que funciona no mesmo local.

Durante 2021, foram coletados 143,440 ml de leite. O posto contou com 117 doadoras no total do ano passado (número varia de mês a mês) e conta com 60 mulheres cadastradas. O setor conta com as seguintes atividades: Sala de Apoio ao Aleitamento Materno; Sala de Apoio a Mulher Trabalhadora que Amamenta;  Posto de Coleta de Leite Humano (doação de Leite); atendimento, apoio e orientação ao aleitamento materno na primeira hora de vida; visita e orientação da equipe do aleitamento materno em enfermarias e coleta domiciliar do Leite Humano para doação.

Para os recém-nascidos são oferecidos: teste de triagem Neonatal; teste do coraçãozinho, orelhinha, linguinha, pezinho e olhinho; consulta de seguimentos para crianças com Toxoplasmose, Sífilis e CMV; Frenectomia; Fundoscopia Ocular e avaliação pediátrica no teste de triagem Neonatal. Desde 2015 o Posto de Coleta está em pleno funcionamento, em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin e por lá passaram mais de 400 doadoras. O leite coletado é encaminhado para o Banco de Leite do Hospital Albert Sabin.

O Prefeito Acilon Gonçalves pontua a importância do serviço realizado pela Sala de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Amadeu Sá, que vem há sete anos orientando e auxiliando as mães com dificuldade de amamentar. Ele observa que o aleitamento materno até os seis meses de vida é o mais indicado, tanto para que o recém-nascido cresça com saúde, como também para as mães no sentido de terem uma recuperação mais rápida do parto. “Sem falar no fator econômico e na liga que é fortalecida entre mãe e bebê. Convido as mães lactantes a visitarem a Sala de Apoio ao Aleitamento Materno caso tenham alguma dificuldade, dúvida ou mesmo para doar seu leite para outras crianças necessitadas”, enfatizou o prefeito.

Serviço

As mães que desejem doar leite podem procurar a Sala de Apoio de Aleitamento Materno na maternidade do Hospital Amadeu Sá ou entrar em contato pelo WhatsApp 85-986438445.