Prefeitura de Eusébio incentiva o ensino da música para as escolas

sexta-feira | 19/07/2013

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal de Educação, realiza o projeto “Despertar da Cidadania” que leva a música para as escolas municipais. O projeto tem a frente o maestro Francisco José Honório e conta com 19 Fanfarras, oito grupos de Flauta, três bandas de Chorinho, a Banda Marcial Professora Marta Cordeiro e a Banda de Música do Eusébio e tem a participação de 1.080 alunos.

O projeto teve início em 2005 com duas turmas de fanfarras: na Escola Francisco Tavares de Abreu (no bairro Encantada) e na Igreja Católica na Sede. Já no ano de sua criação, o projeto levou para o campeonato cearense a seleção dos melhores músicos dos dois grupos e sagrou-se campeão cearense de fanfarras. Desde então vem ocupando sempre as primeiras colocações em campeonatos e torneios no Ceará e fora do Estado. Em 2007, a Fanfarra do município foi novamente campeã cearense.

Neste mesmo ano foi criada a Banda Marcial Professora Marta Cordeiro que atualmente conta com 55 jovens aprendizes. O objetivo desse grupo é integrar os jovens no meio sócio-cultural, tendo como base a disciplina e a educação. Durante os primeiros meses de existência, a Banda Marcial participou de oito concursos de bandas marciais e fanfarras nas cidades de Horizonte, Pacajus, Aquiraz e na Capital Cearense, sagrando-se campeã em dez concursos, foi vice-campeã duas vezes e obteve oito títulos de melhor regente.

Em 2009, a Banda Marcial Professora Marta Cordeiro foi convidada a representar o Ceará no Campeonato Norte e Nordeste de Bandas e Fanfarras em Recife-PE, obtendo o 2º lugar na categoria infanto-juvenil. Em 2010, na Paraíba, e em 2011, em Sergipe, ela obteve a mesma colocação. Já em 2012, a Banda Marcial Professora Marta Cordeiro participou da I Copa Nacional de Bandas e Fanfarras sangrando-se campeã brasileira.

Agora em 2013, ela disputa novamente a Copa Norte e Nordeste representando o Ceará. O campeonato cearense está na sua segunda etapa e a banda eusebiense está liderando. A terceira e última fase da disputa ocorre em Chorozinho no dia 27 de julho próximo.

Com relação ao grupo de flauta, segundo Honório, as equipes estão sempre sendo convidadas para participar de apresentações e solenidades no município e em outras localidades. Com relação a Banda de Música Municipal, Honório observa que é o ápice para todo artista, de se tornar um músico profissional. “Hoje temos uma das melhores bandas do Estado, que congrega os melhores músicos do Eusébio, oriundos desse projeto 'Despertar da Cidadania', afirma.

O Prefeito Júnior observa que o ensino de música nas escolas é uma realidade no Eusébio há mais de oito anos e vem colaborando para a formação dos alunos, alguns conquistando, inclusive, reconhecimento na vida profissional, se apresentando com bandas e grupos musicais. Segundo ele, a música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões na criança e nos jovens. “Por isso a prefeitura reforça esse projeto que vem a cada dia formando mais cidadãos conscientes e críticos”, concluiu.