Prefeitura de Eusébio inicia ações para conquistar do sétimo Selo Unicef

terça-feira | 15/06/2021
O Prefeito Acilon Gonçalves e a Primeira-dama, Marta Gonçalves assistiram o lançamento da nova edição do Selo Unicef, com a participação de secretários e assessores (Foto: PME/Divulgação)

O município de Eusébio deu o pontapé inicial, nesta terça-feira (15), em busca do heptacampeonato do Selo Unicef. A edição 2021/2024 da premiação foi lançada hoje em evento online que contou com a participação da coordenadora do Unicef no Brasil, Florence Bauer e do coordenador nacional do Selo Unicef, Mário Volpi. Criado em 1999, o Selo é dedicado aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido Brasileiro que se destacarem na execução de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Na edição passada de 2017-2020, apesar dos efeitos da pandemia, 1.924 municípios aderiram ao programa, sendo 433 premiados, entre eles o Eusébio.

Para essa nova edição que vai até 2024, os municípios terão como meta, atingir sete resultados sistêmicos ou desafios, que são os seguintes: desenvolvimento infantil na primeira infância, em todos seus aspectos; educação de qualidade para todos, com a realização de buscativa para conter o abandono escolar e melhorar o aprendizado durante a pandemia; desenvolvimento integral da saúde mental e bem estar de crianças e adolescentes; necessidade da promoção dos atos de higiene e acessos a saneamento de crianças e adolescentes em todos os locais que convive; criação e oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens; a proteção contra violência e engajamento dos municípios na prevenção e na resposta a essa violência e por último, a garantia da atenção básica para as famílias mais carentes.

Além disso, o Selo Unicef exigirá que os municípios realizem cinco ações para estarem aptos a receber o reconhecimento, entre elas: assegurar a existência e funcionamento dos conselhos municipais de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e dos conselhos tutelares; realização de dois fóruns do Selo no município; criação de um plano de ação onde sejam explicadas como serão realizadas todas essas ações visando a obtenção do selo.

Para a articuladora municipal do Selo Unicef no Eusébio, Marta Mendes, após o lançamento oficial do Selo Unicef, edição 2021/2024, cabe ao município buscar se organizar e cumprir os sete grandes desafios propostos pela organização. “Teremos até 2024 para atingirmos nossa meta. Vamos agora arregaçar as mangas, todos juntos, em busca de mais um selo para nosso município”, disse.

A secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, por sua vez, observou em esse é um momento único e de grande importância. “Vamos garantir os direitos da crianças e adolescentes, mesmo nesse momento muito desafiador, de pós-pandemia, mas com toda essa grande equipe focada e o engajamento e apoio do prefeito Acilon Gonçalves, com certeza traremos para nossa cidade mais um Selo Unicef. Mas sempre é bom lembrar que o mais importante é garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes”, pontuou.

Adolescentes

Para o mobilizador de adolescentes da SDS, Makciel Castro, apesar do desafio de realizar ações e mobilizações ainda com a pandemia persistindo, o foco será trabalhar com os adolescentes através da internet e redes sociais. “Eles estão habituados com as ferramentas virtuais, mas temos que trabalhar com eles a respeito da inclusão digital, temos que falar sobre o uso seguro da internet, e precisamos mobilizá-los para que conscientizem outros adolescentes sobre a importância da utilização segura da internet e da força de mobilização social quem têm as redes sociais. Nossa meta é buscar o heptacampeonato. Vamos mobilizar os adolescentes para garantir que eles tenham acesso as plataformas digitais, façam parte das atividades intersetoriais, que é uma marca de Eusébio. E trabalhar para que eles façam parte da comissão do Selo e da execução das atividades, sempre pensando nas modalidades online e na força que as mídias sociais tem de mobilização social,” concluiu.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o Selo UNICEF é um reconhecimento internacional ao município pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. “Temos uma rede bem articulada de assistência social que de forma intersetorial atua com todas secretarias em prol das crianças e adolescentes. O selo é um marco importante e um atestado de que o município está na rota certa. Mas, o mais importante é que continuemos a colocar nossas crianças e adolescentes no centro de nossas prioridades, pois dessa forma estaremos plantando uma sociedade mais justa e fraterna”, observou.