Prefeitura de Eusébio inicia construção de Ginásios Poliersportivos

segunda-feira | 29/02/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, deu início à construção de três ginásios poliesportivos nas localidades de Mangabeira, Lagoinha e Autódromo. Os dois primeiros estão em fase mais adiantada, mas as obras deverão ser entregues no mesmo prazo, até o segundo semestre deste ano.

Os equipamentos seguem os padrões determinados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e prevê a construção de uma quadra poliesportiva, com anexo contento vestiários e banheiros. Cada obra tem 782 m² de área construída e 980 m² de área coberta, tendo sido orçadas, cada uma, no valor de R$ 622.167,51.

A quadra da Mangabeira ficará anexa a Escola Paulo Sá. O segundo ginásio ficará no mesmo terreno da Escola da Lagoinha e o terceiro equipamento está sendo erguido na Rua Guimarães Passos, no bairro Autódromo, atendendo tanto os alunos da Escola do Autódromo como da Escola de Ensino Infantil Edmilson Pinheiro. Atualmente, o município conta com 16 quadras esportivas anexas as escolas que são bem aproveitadas tanto pelos alunos nos períodos do dia, como pelas comunidades, à noite e nos fins de semana.

O Prefeito Júnior observa que os ginásios funcionarão como um ótimo incentivo à prática esportiva e trarão reflexos para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes. Ele pontua que as atividades poderão, ainda, evitar que as crianças fiquem nas ruas e se envolvam com drogas ou práticas delituosas. “Os equipamentos esportivas permitirão às escolas resgatar a dignidade dos professores e darão mais condições para a prática da educação física, dos esportes e do lazer e das oficinas do Tempo Integral em cada localidade”, destacou.

Ele observa que o espaço físico é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, e dos jovens, pois possibilita o despertar das potencialidades e das habilidades sejam elas: motoras, cognitivas ou afetivas. “A quadra poliesportiva é necessária não somente para fins esportivos como a pratica de futebol, basquete, vôlei, handebol, ginástica, capoeira, dança e dentre outras modalidades, ela é uma importante ferramenta pedagógica, pois possibilita a inclusão da comunidade local, seja através do aspecto cultural como festivais, gincanas, apresentações folclóricas juninas festejos natalinos comemorações dias das mães e dentre outras apresentações,” asseverou.