Prefeitura de Eusébio inicia tratamento precoce de pacientes com Covid-19 no município

quarta-feira | 24/02/2021
A entrega no dia seguinte do exame de Covid-19 dos medicamentos nas casas dos pacientes é uma forma de combater com maior efetividade o alastramento da doença no município (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município (SMS), está atuado para preparar o sistema de saúde do município para enfrentar a segunda onda da Pandemia Covid19, que já se instalou no Estado. Estão sendo montados leitos para receber pacientes infectados no Hospital Dr. Amadeu Sá e readequação do fluxo de atendimento na UPA Eusébio. Na atenção primária houve descentralização da coleta de testes Covid para os Postos de Saúde, obtendo-se os resultados de modo rápido, em até 24 horas.

Com isso, está sendo possível acompanhar os casos positivos, orientar o cumprimento da quarentena com isolamento domiciliar, nos casos de sintomas leves, assim como monitorar as pessoas próximas que mantiveram contato com o doente, ao apresentar algum sintoma, também realizar o teste. Isso permite evitar complicações torna o enfrentamento da doença mais resolutivo.

A Prefeitura de Eusebio está se antecipando nas intervenções para se obter o diagnóstico precoce dos casos positivados, como forma de agir em tempo hábil, antes que ocorram complicações.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, os pacientes com teste positivo para Covid recebem em casa os seguintes medicamentos basicos: azitromicina, ivermectina, sulfato de zinco e vitamina D3 50.000 unidades internacionais. “Em casos de comorbidades e de alterações de exames poderá ser necessário usar enoxaparina e também a partir do sétimo dia da doença pode ser necessario usar a prednisolona/prednisona de 40 a 60 mm por dia por dez dias”, afirmou.

A entrega dos medicamentos em domicílio teve início nesta quarta-feira (24) para os nove pacientes que apresentaram teste positivo para Covid-19, nas últimas 24 horas. Eles são moradores dos bairros Urucunema (01), Timbú (03), e Mangabeira (05). O teste usado é o RT-PRC COVID19, do tipo swab orofaringeo.

Combate

Para Acilon Gonçalves, a realização de testes com resultados rápidos e a entrega no dia seguinte dos medicamentos nas casas dos pacientes é uma forma de combater com maior efetividade o alastramento da doença no município. “Mas essa nossa ação só terá efeito se o cidadão, logo nos primeiros sintomas, procurar uma unidade de saúde para realizar o exame para Covid-19. O ideal é que as pessoas não sejam contaminadas. Por isso, reforço aqui a importância cada vez maior da prevenção, com a utilização obrigatória da máscara, a higienização constante das mãos e o distanciamento social, isto é, nunca participar de aglomerações. Dessa forma venceremos essa guerra”, disse o prefeito.