Prefeitura de Eusébio inicia instalação dos novos consultórios odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde

segunda-feira | 15/08/2022
Todas as Unidades B´sicas de Saúde estarão sendo equipadas com consultórios ondontológicos novos (Foto: SME/PME)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está instalando novos consultórios odontológicos nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município com equipamentos de última geração, visando melhorar o atendimento dos usuários da rede pública de saúde. Esse trabalho vem sendo planejado desde o ano passado, quando o município iniciou o processo de licitação e aquisição dos equipamentos. Esse trabalho está no mesmo segmento de melhoria da infraestrutura e renovação de equipamentos que as 17 Unidades Básicas de Saúde estão sendo submetidas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no mês de julho deste ano houve todo um esforço para a entrega da primeira remessa dos equipamentos às Unidades de Saúde, com destaque para a renovação completa dos equipamentos odontológicos. “Cada unidade terá um consultório odontológico completo novo, com acessórios, como ultrassom odontológico canetas de alta e baixa rotação, micromotor, compressor novo, isento de óleo de baixo ruído, cadeira automática dentro de um padrão ergonômico, que vai melhorar muito a capacidade e trabalho dos dentistas,” disse o secretário de Saúde, Josete Malheiro.

Segundo ele, concomitantemente, a essa renovação dos equipamentos, está sendo entregue um kit de instrumental odontológico novo, para cada UBS, ampliando a [R1] quantidade e a qualidade dos elementos que os dentistas usam no dia a dia, tais como o espelho, pinça clínica, a bandeja, os calcadores. “A ideia é ter, portanto, um ganho de qualidade na infraestrutura das unidades de saúde de uma forma geral e mais especificamente na odontologia, para melhor atender os usuários da rede básica municipal”, ressaltou.

Os novos consultórios odontológicos já foram instalados nas Unidades Básicas do Santo Antônio, Parque Havaí e Urucunema. A previsão é que sejam instalados cinco novos consultórios por mês, devido à complexidade necessária para desinstalar os equipamentos antigos e instalar os novos, que necessitam de adaptação nas instalações elétricas e hidráulicas. Com relação aos equipamentos antigos, os mais utilizados deverão ir a leilão e os mais novos serão reaproveitados em outros ambientes, como o CEO, ampliando assim a capacidade de oferta, com condições técnicas melhoradas, para que as equipes de saúde bucal possam oferecer um serviço de melhor qualidade. Já neste mês de agosto a SMS está realizando o processo licitatório para a aquisição de insumos odontológicos, tais como: resina, anestésico, cimento cirúrgico, entre outros.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cristiano Bessa, disse que os equipamentos vão dar incentivo para o profissional que executa essa tarefa, que agora poderá trabalhar com equipamentos novos possibilitando que preste um serviço de melhor qualidade. “É uma iniciativa inovadora e digna de aplauso pois a maioria dos consultórios nos municípios cearenses são bastante antigos”, comentou.