Prefeitura de Eusébio inicia limpeza da Lagoa dos Pássaros

quarta-feira | 28/09/2022
O espelho d’água começa a ser descoberto mostrando as belezas naturais da Lagoa (Foto: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), deu início a limpeza da Lagoa dos Pássaros, localizada no bairro Guaribas. Essa primeira fase é relativa a retirada dos aguapés e do mato que ocupam todo o espelho d´água, trabalho este que vem sendo realizado com auxílio de uma escavadeira hidráulica para a limpeza mecânica e de trabalhadores, na limpeza manual. Também serão efetuados no local a limpeza e o rebaixamento do sangradouro para que o nível da água fique no máximo a 20 cm do nível do solo.

Segundo o secretário-adjunto da AMMA, engenheiro Sebastião Albuquerque, essa limpeza deve estar finalizada em dois meses e em seguida está previsto oo peixamento da lagoa, para que o local possa voltar a ser utilizado como lazer pela população, para banho e peca de subsistência e lazer. A empresa que está realizando a limpeza da lagoa é a MPI Construções LTDA, vencedora da licitação. Além da Lagoa dos Pássaros as lagoas do Polo de Lazer e do Coaçu também deverão ser beneficiadas com a limpeza.

Conforme o prefeito Acilon Gonçalves, o foco continua sendo a preservação das espécies aquáticas, bem como toda a vegetação e fauna existentes. Segundo ele, a poluição da água pode colocar em risco toda a biodiversidade e causar a proliferação de doenças e endemias. “Com a retirada dos aguapés, que são plantas aquáticas que acabam prejudicando a biodiversidade e qualidade da água das lagoas, e a eliminação dos pontos de poluição, a Lagoa voltará a ser moradia de animais aquáticos e silvestres, melhorando também a qualidade de vida do entorno”, ressalta.