Prefeitura de Eusébio inicia o primeiro Curso de Corte e Costura de 2018

terça-feira | 20/02/2018

A Prefeitura Municipal do Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), iniciou nessa segunda-feira (19) o curso de Corte e Costura para Confecção de Enxoval para Bebê – Kit Berço. Vinte mulheres se inscreveram para a capacitação que está acontecendo no Polo de Atendimento Eduardo Sá (ABC do Parque Havaí). O curso tem 100 horas/aula e transcorrerá até o dia 27 de março, das 13 às 17 horas, de segunda a quinta-feira.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, as alunas poderão, nesse período, aprender a moldar, cortar e controlar uma máquina de costura industrial. “No curso anterior elas confeccionaram peças do kit berço, que é uma parte do enxoval para bebê, com uma boa qualidade, tanto que a maioria delas hoje já está empregada”, disse a secretária.

O Prefeito Acilon Gonçalves observou que quando se inicia um curso, geralmente o participante tem dois desejos: o primeiro é de aprender um oficio, e o outro motivo é utilizar o aprendizado para ganhar dinheiro e ajudar no sustento da casa. “Nós queremos com esse curso, que vocês aprendam a moldar, cortar e colocar a linha na máquina e costurar. Muitas de vocês não vão poder moldar, pois vão trabalhar para facções que entregam já a peça pronta para montar. Tenho certeza que vocês vão poder sair daqui sabendo fazer peças maravilhosas. A boa notícia é que das que fizeram o Curso anterior, como disse a Michele, o Sine nos informou que 2/3 já estão empregadas. Espero que todas que estão aqui iniciando, terminem esse curso, pois vamos procurar um emprego com carteira assinada para vocês”, afirmou.

O Prefeito também observou que vai sortear com as concludentes do curso uma máquina overloque chinesinha e que todas poderão receber um kit básico da costureira. Revelou, ainda, que Prefeitura deverá oferecer, através do Fundo Municipal de Apoio a Pequena Empresa (Fumcap) empréstimo inicial de R$ 1.500,00 para que as novas costureiras possam adquirir uma maquina ou matéria prima para que iniciem seu próprio negócio. “Em março vamos fechar as regras para o Fumcap voltar. Para que vocês possam crescer tem primeiro que aprender. Quem quer consegue”, finalizou o prefeito.