Prefeitura de Eusébio inicia obra de recuperação da pavimentação da Estrada do Fio

sexta-feira | 01/07/2022
O serviço consiste primeiramente na fresagem, que é a retirada da camada superficial do asfalto antigo (Foto: SEOSP)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP), iniciou a recuperação da extensão da Estrada do Fio que pertence ao município de Eusébio, totalizando uma área total da intervenção de 46.471,74 m². A via que corta três municípios – Fortaleza, Eusébio e Aquiraz é uma das mais antigas e importantes da região, por onde trafegam milhares de pessoas por dia. “Iniciamos o serviço de recuperação da pavimentação da Estrada do Fio, que é uma obra tão importante e tão solicitada pela população para dar maior trafegabilidade e mobilidade para os usuários que utilizam essa importante vida do município de Eusébio”, disse o secretário de Obras e Serviços Públicos, Ícaro de Almeida.

O secretário pontua que será realizado o serviço de recapeamento asfáltico em toda a extensão na Estrada do Fio, somente da parte pertencente ao município de Eusébio. “O serviço consiste primeiramente na fresagem, que é a retirada da camada superficial do asfalto antigo para que as patologias sejam retiradas. Com o crescente aumento do tráfego de caminhões pesados, a própria deterioração temporal da camada asfáltica atrelada a sucessivas e manutenções com recapeamentos pela concessionária de abastecimento de água, o pavimento antigo, além de irregular, perde parte da sua função estrutural” explicou.

Destaca que após a fresagem, uma nova camada de pavimentação asfáltica será executada, trazendo conformidade à via, uniformidade e garantindo maior conforto e trafegabilidade para os usuários e também serviços de reparo do meio fio e execução da sarjeta para que a vida útil do pavimento seja aumentada. A obra está sendo realizada pelo município com recursos próprios e do Ministério do Desenvolvimento Regional, através da empresa MDR, que ganhou a licitação. Segundo Ícaro, será feita também uma nova sinalização vertical e horizontal para aumentar a segurança viária.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta a importância da obra que vai modernizar a via que liga diversos bairros da cidade, como Coaçu, Encantada, Mangabeira, Timbú, Olho D’àgua, Novo Portugal, por exemplo. “A Estrada do Fio é um patrimônio compartilhado entre três municípios que precisa ser preservada por sua história, por sua importância para o trafego e para a mobilidade dos milhares de habitantes que moram em seu entorno. Por isso, estamos realizando esse esforço para que em breve ela esteja pronta para ser utilizada de forma plena”, disse o prefeito.

A Estrada do Fio tem importância na expansão de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF), pois, no século XIX, era por lá que passava a rede de telégrafos até Aquiraz, que foi a primeira Capital do Estado. Até os anos 80 ainda existiam os postes por onde passavam os fios do telégrafo. Até o século XX, a pista era utilizada como o principal acesso a todo o litoral leste do Ceará, até ampliação da CE-040