Prefeitura de Eusébio inicia processo de georreferenciamento do município

quarta-feira | 13/01/2021
Com essa ferramenta a Prefeitura terá um mapeamento completo do município com imagens de altíssima resolução de todos os equipamentos, imóveis e poligonais dos terrenos localizado na cidade (Imagem/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) e a Secretaria de Finanças e Planejamento realiza o processo de georreferenciamento do município. O georreferenciamento é uma ferramenta que permite determinar a posição exata de um imóvel e a sua área. Através desse sistema é possível definir a sua forma, dimensão e localização, tudo por meio de levantamento topográfico.

Segundo o presidente da AMMA, Israel Araújo, a Prefeitura terá um mapeamento completo do município com imagens de altíssima resolução de todos os equipamentos, imóveis e poligonais dos terrenos localizado na cidade. “As imagens também terão versões tridimensionais com medidas precisas de todas as áreas. Nesse exato momento estamos com equipes em campo fazendo uma verificação por amostragem cujo objetivo é auferir 1.400 imóveis e validar essa fase do trabalho”, destaca.

Ele estima que até fevereiro o sistema estará à disposição em seu primeiro módulo funcional para os técnicos do município. “Esse projeto permitirá aos gestores municipais otimizar os serviços prestados à população, agregando celeridade e eficiência ao serviço público realizado pelas secretarias de Governo. Para a AMMA, por exemplo, nos permitirá acessar pelos técnicos de Controle Urbano e Meio Ambiente a localização exata dos empreendimentos objeto de alvará, licenciamento ambiental, bem como servirá à fiscalização mais eficiente”, pontua.

Finanças

Para a Secretaria de Finanças, ele destaca que o processo permitirá a atualização do IPTU e a associação de cada contribuinte a um imóvel específico facilmente visualizado individualmente ou em bloco num mapa. “Isso permitirá, ainda, o planejamento e a tomada de decisões estratégicas. Mas esse projeto não se limita à Autarquia de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano ou à Secretaria de Finanças. Esse nível de dados possibilita grande avanço em ações da Secretaria de Ação Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, enfim a toda a gestão. Trata-se de uma grande iniciativa do Prefeito Acilon Gonçalves na modernização da gestão do Eusébio” avalia.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, esse trabalho permitirá que o município passe a ter uma cópia virtual fiel da cidade real, ou seja, terá um mapa preciso com a localização exata de cada área do espaço urbano municipal e das edificações, mobiliário urbano e infraestrutura existentes sobre elas, além de obter um perfil demográfico amplo de seus habitantes. “Todas estas informações serão utilizadas para planejamento de políticas públicas das mais diversas áreas, garantindo maior eficiência e eficácia da gestão pública municipal, especialmente quanto aos investimentos, políticas públicas fiscais e promoção do desenvolvimento. E os cidadãos também serão beneficiados com essa nova metodologia de registro de bens. Uma vez cadastrados, os imóveis passarão a ser mais valorizados,” enfatiza o prefeito.