Prefeitura de Eusébio intensifica ações de combate ao mosquito Aedes Aegipti

quarta-feira | 11/03/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde e seu Núcleo de Controle de Endemias, concluiu o primeiro ciclo de visitas do Plano Nacional de Enfrentamento e Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes Aegypt. Nos meses de janeiro e fevereiro, em um esforço concentrado, os agentes de endemias visitaram mais de 38 mil imóveis nos 26 bairros e localidades. Deste total, em 23 imóveis foram encontrados focos do mosquito e por isso receberam tratamento adequado dos agentes;  em outros 298, os agentes utilizaram larvicidas como medida preventiva, dentro do trabalho de tratamento focal.

Segundo o coordenador do Núcleo de Endemias, Iones Ferreira, além desse trabalho intensivo, as ações de prevenção e de conscientização continuam nas escolas e comunidades. “Estamos com seis servidores no trabalho de mobilização nas escolas e comunidades. Temos recebido um bom retorno com a população ficando em alerta com relação aos focos e eliminando possíveis locais onde o mosquito podese reproduzir”, observa.

Aos agentes de endemias têm realizado também Levantamento de Índice Amostral (LIA) que tem que ser enviado à Secretaria de Saúde do Estado e ao Ministério da Saúde. Conforme o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, atécnica de levantamento de índices é prática rotineira nos serviços de controle do vetor Aedes aegypti. As informações levantadas são essenciais para possamos direcionar as ações de controle de maneira que os recursos disponíveis sejam bem aproveitados, atuando de forma rápida e eficiente”, pontuou.

Mário observa que as informações levantadas são ainda importantes para apontar a necessidade de desenvolver ações intersetoriais e ações de mobilização social, de acordo com o tipo de depósito predominantemente encontrado. Os 26 bairros e localidades da cidade visitados, são os seguintes: Centro, Amador, Autódromo, Bela Fonte, Cauaçu, Coité, Quadras, Urucunema, Encantada, Guaribas, Lagoa dos Pássaros, Maringá, Mangabeira, Olho Dágua, Parnamirim, Parque Havaí, Pedras, Precabura, Quintas, Santa Clara, Tamatanduba, Timbú, Jabuti, Cararu, Coqueirinho e Salinas.