Prefeitura de Eusébio intensifica ações de combate as arboviroses no Novo Portugal

segunda-feira | 20/05/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Coordenação do Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou nesta semana o trabalho de prevenção e combate as arboviroses no bairro Novo Portugal, esta foi uma das reivindicações que a comunidade fez ao prefeito Acilon Gonçalves durante o Prefeitura nos Bairros, ocorrido no sábado passado naquela localidade.

Segundo o coordenador do Controle de Endemias, Iones Ferreira, já foi realizada, no bairro, o trabalho de borrifação contra mosquito Aedes aegypti. “Estamos fazendo a pesquisa e levantamento de índice de infestação domiciliar e o trabalho contra Calazar. Já realizamos a colheita de amostra de sangue e estamos vacinando os cães, na própria comunidade. Estamos com quatro agentes de endemias na comunidade para concluir esse mutirão”, disse.

O secretário de Saúde do Município, Mario Lucio Ramalho Martildes, destacou que está sendo iniciado agora o terceiro ciclo Levantamento de Índice Amostral (LIA) em todo o município. “Vamos realizar, neste ano, seis ciclos de LIA, seis levantamentos voltados para todas arboviroses e quatro Levantamentos de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) totalizando 18. O Eusébio está com baixo índice de infestação, ficando entre 0,20 a 0,19. E neste ano não tivemos nenhum caso de dengue,” frisou.

As ações de prevenção também estão ocorrendo nas escolas municipais e nas localidades. Nas escolas está sendo feito um trabalho com a participação de alunos. Segundo o educador social, Gilvan Cunha, a ação conta com a parceria da Secretaria de Educação, através da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA). “Entre janeiro a abril a Comissão focou na questão da dengue. Em abril trabalharam o controle biológico, as escolas adotaram o livro de minha autoria, “O sapo raspou o prato” que trata do controle biológico do mosquito da dengue através do sapo, do calango e do morcego. Mas cada escola tem seu trabalho de forma individualizada e criativa”, ressaltou.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a Prefeitura é responsável pelo planejamento e pelas ações de combate ao mosquito, através dos agentes de endemias, mas cada cidadão também é corresponsável com esse trabalho. “Se cada um realizar pequenas ações em suas residências fica mais fácil o trabalho de prevenção das arboviroses, como por exemplo, separar o lixo em sacos plásticos e colocá-los na rua somente no horário de coleta, pois até mesmo uma tampinha de refrigerante, um simples copo descartável ou uma sacola de plástico podem acumular água e virar um criadouro do mosquito”, destacou.