Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Prefeitura de Eusébio intensifica vacinação contra HPV nas escolas

quinta-feira | 10/08/2017


A Prefeitura de Eusébio, através da a Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) junto aos alunos da rede municipal de ensino. A ação decorre da necessidade de retomar a vacinação dos adolescentes, do sexo feminino (de 9 a 15 anos incompletos) e do sexo masculino (de 11 a 15 anos incompletos) que não foram vacinados.


 Segundo a coordenadora do Departamento de Imunização da SMS, Rita de Cássia Alexandrino, o objetivo é evitar perdas da vacina e alcançar a meta traçada pelo Ministério da Saúde de atingir 80% do público alvo. O dia “D” de mobilização acontecerá no dia 16 de agosto nas escolas, quando os adolescentes irão receber a 1ª dose ou completar o esquema com a 2ª dose de acordo com o cartão vacinal. Rita Alexandrino revela que a vacina disponível protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18, principais causadores de verrugas e câncer no colo do útero, pênis e ânus.


“Nas mulheres, o vírus HPV é responsável por praticamente todos os casos de câncer do colo do útero, o terceiro mais incidente entre mulheres brasileiras, atrás dos tumores de mama e intestino, de acordo com o Ministério da Saúde” observa. Tanto em homens quanto em mulheres, o HPV também está associado ao surgimento de câncer anal e também ao tumor na boca (6º tipo de câncer mais comum no mundo, com 230 mil mortes todos os anos). Já nos homens, o vírus pode provocar câncer no pênis.


O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância dessa imunização e solicita a atenção dos pais para que incentivem seus filhos que estejam na faixa etária para que se vacinem e evitem problemas graves de saúde. Ele observa que a vacina passou a fazer parte da lista das imunizações de rotina da Prefeitura de Eusébio, portanto as doses também estão disponíveis nos postos de saúde, para quem deseja se vacinar.


Já o secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho, comenta que a estratégia de levar a vacina para as escolas municipais é uma forma de facilitar o atendimento dos adolescentes. “Nossa intenção é atingir a meta de vacinação da faixa etária indicada pelo Ministério a Saúde. Por isso, contamos com a colaboração dos pais para que alcancemos a adesão do público alvo”, destacou.


 


Escolas que serão atendidas no dia “D”:




















ESCOLA


LOCALIDADE


Escola Adelino Bezerra


Amador


Colégio Elisbão Pio


Cararú


Colégio São Miguel


Coaçu


Escola Francisco Tavares de Abreu


Encantada


Escola de Ensino Infantil e Fundamental das Guaribas


Guaribas


Escola Mário Sales


Jabuti 19


Escola Raul Tavares II


Jabuti 20


Escola de Ensino Fundamental Erotides Melo de Lima


Lagoinha


Colégio Otoni Sá


Mangabeira


Escola João de


Freitas Ramos


Olho D’Água


Escola Miriam Abreu


Parque Havaí


Escola Evandro Ayres


Pedra


Escola Izídio Campina


Tamatanduba


Escola Eduardo Alves


Timbu


Escola Josefa Sá


Urucunema