Prefeitura de Eusébio lança campanha contra queimadas no município neste segundo semestre

terça-feira | 04/08/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) lançou uma campanha para alertar a população eusebiense para os riscos de realizar queimadas, principalmente no chamado período dos ventos, que acontece neste segundo semestre. A campanha é intitulada “Quem limpa com fogo, coloca a cidade em risco”. Segundo o presidente da AMMA, Túlio Studart, o alerta serve para todos os moradores, com mais ênfase para os que residem em sítios e agricultores que praticam queimadas para a limpeza do terreno.

“Pedimos a população que jamais coloque fogo em terrenos, pastos, lixos e quintais. Pois é nesta época seca e de muitos ventos que ocorre a proliferação de incêndios. Além disso, a queimada polui o ar e pode causar uma série de doenças. Alertamos também que as queimadas causam danos ao meio ambiente e é crime, passível de multa ou outras sanções penais. Por isso pedimos a população que denuncie se esse tipo de atividade ocorrer ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 190, ou para AMMA pelos telefones 3260 3615 ou 3260 3868”, ressaltou o presidente da Autarquia.

Túlio Studart observa que as queimadas também provocam a alteração o equilíbrio dos ecossistemas, uma vez que impacta diretamente, na manutenção da fauna, na circulação de águas superficiais e subterrâneas, nas condições de temperatura e umidade, na liberação de vapor de água na atmosfera. “Verificamos ainda que essa prática primitiva pode diminuir a biodiversidade; emitir gases poluentes na atmosfera, piorando a qualidade do ar; aumentar doenças respiratórias; danificar o patrimônio público e privado, entre eles,cercas, casas, rede de energia elétrica, caso fique descontrolado; diminuição da fertilidade do solo que perde matéria orgânica e umidade; intensificação da erosão nas áreas atingidas pelo fogo, entre outras situações”, pontua.

Nos cinco primeiros meses deste ano, foram registrados no Ceará, 107 focos de queimadas, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que acompanha a evolução mensal por Estado desde 1998, por meio de imagens de satélites. Mas o Programa de Queimadas do Inpe aponta crescimento dos focos a partir de setembro de cada ano, que também coincide com o período em que a mata fica mais seca e favorece a ocorrência de incêndios, a maioria deles criminosos.