Prefeitura de Eusébio lança Campanha Junho Branco com foco na prevenção às drogas

sexta-feira | 09/06/2023

A Prefeitura de Eusébio por meio da Assessoria Especial de Políticas sobre drogas lança na próxima segunda-feira (12) a campanha Junho Branco, para combater e prevenir as drogas. O tema da campanha é “Família: lugar de cuidado e prevenção”. O Junho Branco foi instituído no ano passado com o objetivo de fazer um trabalho focado na prevenção às drogas. As ações da campanha serão realizadas até o final deste mês com a participação das demais secretarias, organização civil, desenvolvendo ações nas escolas, creches, unidades de saúde, nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e na comunidade em geral.

De acordo com Micheline Said, assessora especial de Políticas sobre drogas é fundamental a participação da família no combate e prevenção às drogas. “Acreditamos que a família é o lugar ideal de cuidado e prevenção.É um trabalho de articulação com as demais secretarias e é um momento de prevenir com foco na família como fator de proteção fundamental para a prevenção às drogas”, disse.

Um levantamento realizado no Caps AD de Eusébio apontou para o início de uso de drogas precocemente, ainda na infância, e pico de experimentação entre 11 a 15 anos de idade. A infância e a adolescência são períodos críticos para o desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais, aquisição de habilidades para atuar e tomar decisões e constituem o período de maior vulnerabilidade para o uso de substâncias. Estudos têm apontado que as crianças e adolescentes se desenvolvem melhor socialmente quando as famílias são capazes de estabelecer limites e regras de convivência e de expressar afeto e dar apoio adequado às crianças.

Confira a programação da Campanha Junho Branco

12.06 – 9h – Lançamento da XIV Campanha de Prevenção às Drogas – Tema: Família lugar de cuidado e prevençao”;

13,14 e 16.6 – 8h – Ação de prevenção às drogas com as famílias nas Unidades de Atenção Primária em Saúde (UAPS);

19.06 – Ação educativa com os pais nos Centros de Educação Infantil do Município de Eusébio;

20,21 e 22.06 – 15h – Ações nas Escolas de Ensino Fundamental do Município de Eusébio com foco na família como fator de proteção ao uso de drogas: Refletindo com pais e alunos;

26 a 30.06 – 9h – – Ações de reflexão e fortalecimento das famílias na prevençao às drogas no Centros de Referência em Assistência Social de Eusébio;

30.06 – 17h – II São João da Prevenção da Escola de Promoção à Vida (EPV) no pátio da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano.