Prefeitura de Eusébio lança cursinho pré-vestibular UECEVest com 500 vagas

quinta-feira | 06/02/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação (Seduce), está lançando o Cursinho Pré-Vestibular UECEVest, a ser realizado através de um convênio com a Universidade Estadual do Ceará. O anúncio do benefício foi feito pelo prefeito Acilon Gonçalves, através das redes sociais, nesta quinta-feira (06), e segundo ele, irá beneficiar grande parte dos alunos eusebienses a se colocarem em pé de igualdade com os de outros municípios na disputa das vagas das universidades, através do Enem.

Serão 500 vagas para alunos que estão concluindo o 3º ano do ensino médio e para os que já concluíram. As inscrições serão realizadas a partir da próxima segunda-feira, 10 de fevereiro, indo até o dia 21 de fevereiro, no horário comercial. Os alunos devem fazer sua inscrição na escola onde estudam, ou naquelas que concluíram o 3º ano.

Os documentos necessários para quem concluiu são os seguintes: certificado de conclusão do ensino médio; Foto 3X4, RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de endereço atualizado. Já os que ainda não concluíram o ensino médio devem apresentar a declaração da escola que está cursando o 3º ano e os demais documentos citados. Caso ocorram mais inscrições que as vagas oferecidas, o critério será a melhor média geral de nota obtida no 2º ano.

As 500 vagas serão distribuídas da seguinte forma: 180 vagas para alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz; 120 para alunos da Escola Ana Bezerra; 100 para alunos da Escola Francisca Linhares e 100 para aluno da Escola Manoel Ferreira. As vagas, segundo Acilon, foram distribuídas seguindo a proporcionalidade de alunos matriculados nos terceiros anos das unidades escolares. Ele observa que 80% das 500 vagas, isto é 400, serão para alunos que ainda estão cursando o 3º ano e 20% (100) para alunos que já concluíram o terceiro ano.

De acordo Acilon, o início das aulas será no dia 7 de março. “As aulas acontecerão aos sábados, o dia todo, e iremos disponibilizar transporte e alimentação para os nossos alunos. Desta maneira iremos atender praticamente a metade dos alunos que estão para concluir o ensino médio”, detalhou. Na sua opinião, esse projeto irá com certeza fazer com que os alunos possam ser aprovados no Enem e cursar a universidade pública com custo zero para suas famílias. Ele solicitou aos interessados que cumpram os prazos estabelecidos de matricula, para garantir o sucesso do cursinho pré-universitário na cidade.”

A secretária de Educação, Goretti Frotaobserva que as aulas acontecerão nas próprias escolas estaduais. Ela destaca que o responsável em Eusébio pelo projeto é o professor Alexandre Frota, que está visitando as escolas de ensino médio e divulgando de sala em sala o cursinho e tirando duvidas dos alunos sobre o projeto. “O município com esse projeto vem garantir ao aluno do nosso município ferramentas para que ele obtenha sucesso no Enem e que tenha continuidade em seus estudos, iniciados em nossas escolas municipais. Parabenizo o prefeito Acilon por mais esse projeto de cunho social para nossa cidade”, conclui Goretti.