Prefeitura de Eusébio lança o projeto Geladeirotecas

terça-feira | 21/05/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação, fez, nesta terça-feira (21) o lançamento do projeto “Geladeirotecas; Leitura nas Praças”, que objetiva disseminar a prática da leitura na cidade. Originalmente. a proposta foi apresentada na Câmara Municipal pela vereadora Neila Martins, que foi aprovada e, posteriormente sancionada pelo prefeito Acilon Gonçalves. Inicialmente, são três equipamentos que homenageiam escritores eusebienses. Segundo a secretária de Educação Goretti Frota, uma Geladeiroteca ficará na própria sede da Secretaria de Educação, outra no Mercado Central e a terceira, possivelmente, na Policlínica do município.

“Qualquer pessoa pode pegar o livro e levar pra casa. Após ler deve fazer a devolução ou mesmo doar outro. As Geladeirotecas ficarão disponíveis em espaços públicos e para ter acesso ao acervo não precisa de inscrição, mas as pessoas devem ter a consciência de devolver ou de substituir o livro por outro. Estamos iniciando com três geladeiras e a intenção é que esse projeto seja ampliado para outros espaços de grande circulação de pessoas.”

Presente ao lançamento, a vereadora Neila disse que a ideia de criar o projeto de transformar geladeiras usadas em bibliotecas surgiu de uma parceria com os escritores locais, que escolheram o Eusébio para morar e trabalhar. “Esse projeto existe em outras cidades. O diferencial é que cada geladeira homenageia um escritor e contará com livros do mesmo. Não tem restrição de acesso. Era um sonho de infância, pois não tinha condições de comprar livros e agora formada, junto com a Prefeitura, estamos proporcionando que todos tenham acesso a cultura”, frisou.

Um dos escritores homenageados pelo projeto, Francisco Benivaldo Carneiro disse que mora no Eusébio há 25 anos e somente há três foi que tomou conhecimento do potencial de produção de cultura do município. “Com a criação da Liga dos Escritores, ilustradores e Poetas do Eusébio (LIEB) comecei a me engajar e dar minha parcela de contribuição. Creio que o projeto venha dar oportunidade a todo cidadão de ter acesso a leitura. Parabenizo a todos os envolvidos”, disse. Além de Benivaldo que dá nome a uma Geladeiroteca, os escritores Fabiana Guimarães Rocha e Gilvan Cunham dão nome aos outros dois equipamentos.

O prefeito Acilon Gonçalves entende, que além de disseminar a prática da leitura, e por isso mesmo contar com o apoio do projeto “Vem Ler Comigo”, o projeto Geladeiroteca tem outro diferencial, que é a confiança. “O acervo das geladeiras consistirá na arrecadação de livros, através de campanhas junto à população e repartições públicas, que serão disponibilizados ao público e poderão ser levados para casa e devolvidos após sua leitura. Não teremos controle de saída de livros, sendo as geladeiras cadastradas e visitadas periodicamente pelos responsáveis do projeto”, pontuou.