Prefeitura de Eusébio lança a Plataforma Busca Ativa Escolar

quarta-feira | 25/04/2018

A Prefeitura de Eusébio lançou, nesta quarta-feira (25), o dia D da Plataforma Busca Ativa Escolar, que visa não deixar nenhuma criança fora da escola no município. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Eusébio e contou com as presenças dos secretários: Goretti Frota (Educação); Maria Frota dos Santos (Desenvolvimento Social); Léo Abreu (Cultura e Turismo), da presidente da Câmara Municipal, vereadora Neila Martins, entre outras autoridades.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

Segundo a secretária Goretti Frota, a intenção é apoiar na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. “Por meio da Busca Ativa Escolar, teremos dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar”, detalha.

A secretária observa que mesmo antes do lançamento desse projeto, o Eusébio já contava com o projeto “Nenhum a Menos”, que já combatia a evasão escolar. “Isso é fruto da visão do nosso gestor o prefeito Acilon Gonçalves, que tem sido pioneiro em várias áreas com lançamento de projetos, que posteriormente são adotados por outras instâncias”, frisou.

Esse trabalho contará também com o apoio de todas as secretarias e órgãos municipais e dos agentes comunitários de saúde, agentes comunitários de endemias, escolas estaduais e municipais. “No Plano Municipal de Educação prevíamos que até 2021 ainda teríamos crianças fora da escola, mas neste ano estamos com a evasão praticamente zero”, disse a secretária.

Segundo a professora Maria do Carmo Santos, para a plataforma ser implantada no município, primeiro foi necessária a adesão do prefeito Acilon Gonçalves ao sistema, o segundo passo foi a criação do Comitê Gestor. Esse grupo conta com o gestor político, que faz a articulação com todos os secretários e órgãos municipais, que é a secretária de Educação, Goretti Frota; o Articulador Operacional é a professora Maria do Carmo Santos (Carmosa). Já a Comissão Intersetorial ficará responsável para detectar as evasões e visitar as famílias. A Busca Ativa Escolar é voltada para alunos de 4 a 17 anos.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, cada pessoa da comissão deve realizar desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. “Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo. Há também formulários impressos para agentes comunitários de saúde, de endemias e técnicos que vão auxiliar nesse trabalho para identificarmos os problemas”, disse.