Prefeitura de Eusébio oferece cursos voltados para microempreendedores individuais

terça-feira | 13/11/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS), está oferecendo cursos de orientação sobre a “Política de Empreendedorismo”. O objetivo é oportunizar aos microempreendedores individuais conhecimentos importantes para alavancar o próprio negócio, visando atingir seus objetivos diante da clientela.

Os cursos são voltados para os microempreendedores individuais (conhecidos como autônomos ou que trabalham por conta própria) são eles vendedores, pedreiros, encanadores, pipoqueiros, entre outros. Segundo a secretária do Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, os participantes terão acesso a palestras sobre empreendedorismo, e a legalização da atividade no site do Governo Federal, como também orientação para aquisição de crédito.

Os cursos disponíveis são os seguintes: formação em empreendedorismo, através de palestra para os autônomos e interessados na temática; empreendedorismo: o que é empreender, como ser um empreendedor, oportunidades e desafios; microempreendedor individual – legislação, benefícios e obrigações, (esta capacitação terá três módulos – empreendedorismo, como vender melhor e custo, preço e planejamento financeiro).

São oferecidas, ainda, capacitações para a formalização dos autônomos com a abertura de seus negócios de forma legalizada, através da política do empreendedor individual e de orientação para aquisição de microcrédito junto aos bancos oficiais. Cada turma oferece 20 vagas com duas horas/aula cada.

A pré-inscrição pode ser realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), que fica na Rua Irmã Ambrosina, nº 83, no horário de 8h às 13h. Os interessados devem levar copias dos seguintes documentos CPF, RG, comprovante de endereço e NIS. Os cursos acontecerão no período de 19 a 23 de novembro de 2018, no ABC do Parque Havaí (Rua Pioneiro s/n – Parque Havaí).

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que o Eusébio conta com um número significativo de microempreendedores individuais formalizados – 1.608, segundo os últimos dados de setembro deste ano e o objetivo dessas formações é capacitar esse público alvo, como também outros interessados em abrir seu próprio negócio. “Hoje o empreendedorismo vem crescendo no país. Aqui no Eusébio não é diferente. Por isso temos trabalhado para oferecer formações que possibilitem, cada vez mais, as pessoas terem opções de renda que auxiliem no orçamento familiar e na melhor qualidade de vida”, ressaltou o gestor municipal.