Prefeitura de Eusébio orienta sobre prevenção da Monkeypox

terça-feira | 27/09/2022
A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com lesões de pele ou fluidos corporais (Foto: Freepik)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o Boletim Epidemiológico referente aos casos de Monkeypox no município, mais conhecida como varíola dos macacos. De acordo com último registro, datado desta terça-feira (27), foram notificados 20 casos, sendo 06 casos confirmados: um no Coaçu; um na Lagoinha; um na Mangabeira; um no Olho D’Água; um no Parque Havaí; um no Santa Clara, 12 descartados e dois casos estão em investigação.

A maneira mais segura de se prevenir contra a varíola dos macacos é evitar o contato direto com pessoas contaminadas, lavar as mãos com água e sabão e recomenda-se o uso de máscara de proteção cobrindo nariz e boca.
A monkeypox (MPX) é uma doença endêmica e apesar do termo utilizado (varíola dos macacos), é importante destacar que os primatas não humanos podem também ser acometidos pela doença e não são reservatórios do vírus. A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal ( também sexual) com lesões de pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada ou objetos recentemente contaminados, tais como toalhas e roupas de cama.

A transmissão por meio de gotículas geralmente requer contato mais próximo entre o paciente infectado e outras pessoas, o que torna trabalhadores da saúde, familiares e parceiros íntimos pessoas com maior risco de infecção. Uma pessoa pode transmitir a doença desde o momento em que os sintomas começam até a erupção ter cicatrizado completamente e uma nova camada de pele se forme. Adicionalmente, mulheres grávidas podem transmitir o vírus para o feto através da placenta.

Incubação

O período de incubação da monkeypox é em torno de 6 a 16 dias, podendo chegar a 21 dias. A manifestação cutânea típica é do tipo papulovesicular, precedido ou não de febre de início súbito e de linfadenopatia (inchaço dos gânglios); outros sintomas incluem febre, cefaleia, artralgia, astenia, adenomegalia, dores musculares, dores nas costas, dor de garganta, calafrios, náuseas, vômitos, linfadenopatia local e generalizada, conjuntivite, tosse, fotossensibilidade, sinais hemorrágicos, proctite e edema peniano. Ao apresentar algum desses sintomas buscar atendimento de saúde o mais breve possível para orientação e realização dos exames para diagnóstico.