Prefeitura de Eusébio participa de audiência pública com a Enel Ceará na Câmara Municipal; grupo de trabalho técnico deve ser criado

sexta-feira | 05/04/2024
Fotos: Jully Lioba/PME

As constantes reclamações da população de Eusébio contra a falta de energia e os serviços oferecidos pela ENEL levaram a Câmara Municipal de Eusébio a realizar uma audiência pública nesta quinta-feira (04), que contou com a presença do representante Gustavo Ribeiro, diretor de Relações Institucionais da Enel Ceará, além dos vereadores e da população em geral.

Vários questionamentos foram citados durante a audiência. Um deles está relacionado ao funcionamento de transformadores de energia e a possível troca dos transformadores. Um dos moradores citou a perda de equipamentos eletrônicos durante queda de energia, a falta de atendimento em alguns locais da cidade. Foi citado também problemas no tratamento de saúde de crianças e idosos que fazem uso de aerosol em casa e que ficou sem usar devido a queda de energia.

Ícaro Sampaio, secretário de Infraestrutura de Eusébio, acredita que a audiência foi proveitosa mas que a Prefeitura continuará monitorando e cobrando soluções. “O município de Eusébio sai na frente, é importantíssimo essa cobrança para que a Enel sinta na pele o que a população de Eusébio está vivendo todos os dias. Vamos aguardar e vamos cobrar para que a Enel tome providência e, de fato, mostre resultado. A conversa foi produtiva mas toda conversa tem que ter consequências reais para a população. Vamos cobrar, vamos ficar monitorando para que a Enel de fato apresente soluções dos problemas”, disse.

Paloma Machado Moreira, 1ª Defensora Pública da Vara Cível de Eusébio, destaca dois pontos importantes nessa problemática entre Enel e população. “O que temos notado é que especialmente as comunidades com nível de instrução mais baixa desconhecem seus direitos. Existe muita reclamação nas ruas da cidade, no entanto, essas reclamações não estão chegando tão efetivamente na Defensoria Pública aqui de Eusébio. O primeiro passo é trabalhar a educação em Direitos para a população de Eusébio. É educar a população sobre seus direitos de ressarcimento e de reparação quando esse ressarcimento não acontece administrativamente direto com a Enel. O segundo passo é estreitar os laços com o departamento jurídico da Concessionária de energia para que nós consigamos resolver as demandas que a população reivindicar. A gente entende que a solução amigável e administrativa é a melhor solução, antes de ir para o Judiciário”, destacou.

Gustavo Ribeiro, diretor de Relações Institucionais da Enel Ceará destaca o que ficou definido no final da audiência na Câmara Municipal de Eusébio. “A audiência foi muito profícua onde ouvimos a população e representantes da Prefeitura e também vereadores e ficou acertado que a Enel monte um grupo de trabalho técnico focado para fazer um cronograma de manutenção, troca de transformadores entre outros serviços aqui no município de Eusébio”, finalizou.