Prefeitura de Eusébio prepara cooperação técnica com a Universidade de Lisboa

quarta-feira | 26/05/2021
O prefeito Acilon Gonçalves participou da reunião online com a Universidade de Lisboa visando a realização de uma cooperação para a melhoria das políticas públicas no município (Foto:PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio e a Universidade de Lisboa iniciaram as tratativas para a realização de uma cooperação no campo de ensino e pesquisa em políticas públicas e ciências políticas. Neste sentido, foi realizada, nesta terça-feira (25), uma reunião online que contou com a participação do prefeito Acilon Gonçalves; do secretário de Finanças e Planejamento, Alexandre Cialdini; do secretário-executivo de Finanças e Planejamento, Sidney dos Santos; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel e do representante do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), unidade orgânica da Universidade de Lisboa, Ricardo Ramos Pinto.

Segundo o secretário Alexandre Cialdini, a ideia é que seja planejado um arcabouço de pesquisas acadêmicas e pesquisas no campo de políticas públicas com esse instituto. “Nós estamos abrindo para o Eusébio e sob a coordenação do Prefeito Acilon Gonçalves, e com os demais municípios aos quais o Eusébio tem esse arco de integração de políticas institucionais, a possibilidade de nos integrarmos a essa universidade, que funcionará como um ancoradouro das políticas públicas, projetos e pesquisas acadêmicas, que vamos planejar nessa área da administração pública”, destaca.

Cialdini afirma que a reunião foi extremamente salutar e o próximo passo será a assinatura do Termo de Cooperação que deverá abranger diversas áreas. “Caberá a nós definirmos qual a política focal que vamos adentrar, que seja de interesse comum da Universidade de Lisboa e do município de Eusébio. Assim poderemos definir que campo de atuação que nós iremos segmentar. Nós discutimos vários campos com a participação que poderão estar presentes nesse acordo, como capacitações, cursos de graduação, pós-graduação e outras pesquisas que a Universidade pode oferecer para o município de Eusébio e os municípios associados”, ressalta.

O Instituto

O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas nasceu em 1906 a partir do processo de administração da Marinha Mercante portuguesa, e tem uma larga experiência na Europa e para além da Europa. Aqui no Brasil eles tem uma integração muito forte com a Fundação Getúlio Vargas, com a Universidade de Brasília, com a Universidade de Santa Catarina,  e com a Universidade de Fortaleza, além de ter uma interlocução com a Universidade do Cariri.

O Instituto é uma unidade orgânica da Universidade de Lisboa. É uma escola orientada para o ensino e investigação na área das Ciências Sociais e Políticas. Com 106 anos, a escola tem como objetivos; a formação humana, cultural, científica e técnica, na área das Ciências Sociais e Políticas; realização de investigação fundamental e aplicada; intercâmbio no âmbito das Ciências Sociais e Políticas; contribuição para a cooperação internacional e para aproximação entre povos; prestação de serviços à comunidade.