Prefeitura de Eusébio programa atividades para reforçar campanha Dezembro Laranja

terça-feira | 06/12/2022
As atividades alertaram os homens sobre a necessidade de prevenção (Fotos: NASF/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está programando para esse mês de dezembro, uma série de atividades reforçando a campanha “Dezembro Laranja” que tratará dos cuidados contra o câncer de pele. A programação deverá ser anunciada em breve. A SMS realizou no mês passado, com sucesso, a campanha Novembro Azul, que abordou a prevenção ao câncer de próstata.

O mês de dezembro foi escolhido para que seja trabalhada a prevenção do câncer de pele, que é causado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

São fatores de risco: história familiar de câncer de pele; pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros; pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada; exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência. O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Por isso é importante cada pessoa conhecer bem sua pele para detectar qualquer irregularidade.

Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:  lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Como prevenção, é importante evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h; usar chapéus de abas largas, camisas de manga longa e calça comprida, óculos escuros e protetor solar; sempre que possível evite trabalhar nas horas mais quentes do dia.

Novembro Azul

No mês de novembro os profissionais do NASF Eusébio, além dos atendimentos de rotina como consultas individualizadas, geraram estratégias dentro do tema “Novembro Azul”. Além do Torneio de Futsal, dia 18, foram realizadas palestras, salas de espera com muita informação para comunidade, como também triagens de exames juntamente com os profissionais da Estratégia da Saúde da Família – UBASFs dos bairros do Município.

As atividades aconteceram nos seguintes locais e datas: Cararu/Precabura (17); Coaçu (22), Olho D’água (24), Mangabeira (28), Novo Portugal/ Encantada (29), Timbu (30). Já nos dias 7, 14, 21 e 28 dezembro, aconteceram encontros na sala de espera, das unidades de saúde.