Prefeitura de Eusébio quer zerar a mortalidade Materno-infantil com intensificação do pré-natal

terça-feira | 29/01/2019

O Prefeito Acilon Gonçalves, durante o programa Café com o Prefeito desta semana, destacou o propósito de zerar a mortalidade materno infantil em Eusébio. “Queremos zerar o câncer de colo de útero. Sabemos que zero é um marco impossível de se conseguir, mas sabemos que os melhores países do mundo têm um patamar de 3% e queremos chegar a esse patamar ou até superá-lo”, disse.

Segundo o prefeito, está sendo preparada uma sistemática de atuação nas Unidades de Saúde para recepcionar as mulheres para a realização da prevenção do câncer ginecológico. “Conto com a presença das mulheres nos postos realizando a prevenção, isso se já tiverem com até um ano de realização do exame anterior. Quem tiver nessa condição deve procurar imediatamente o posto e fazer sua prevenção, que entregarei com 30 dias o resultado, com a medicação ou tratamento necessário”, ressaltou.

Ele destacou a intensificação dos exames de pré-natal para que todas as mulheres gestantes de Eusébio tenham o acompanhamento médico desde o início da gestação, evitando assim a mortalidade materno-infantil. “Já fizemos inclusive um vídeo sobre o pré-natal. Ai sim, quero zerar a mortalidade de mães e recém nascidos, e isso só será possível com as mães seguindo rigorosamente a orientação dos profissionais durante o pré-natal nos postos de saúde”, observou.

Disse que nesse exame as mães são orientadas a pedir o primeiro ultrassom e também solicitar o segundo ultrassom, “que é a novidade, pois o Eusébio é a primeira cidade do pais que disponibiliza o ultrassom morfológico para todas suas gestantes com 20 e 24 semanas. O resultado sai com 18 dias e será visto por mim durante a visita da gestante ao hospital. Então farei todos os exames e darei as orientações e respostas a todas as perguntas”, frisou.

O terceiro ultrassom que a Prefeitura de Eusébio disponibilizará, conforme o prefeito, é o com dopller, que possibilitará ver o funcionamento da placenta, a circulação sanguínea e a vida do bebê dentro da barriga. “Esse exame será feito com 36 semanas de gestação, portanto estamos organizando prevenção de câncer e pré-natal para o sucesso na área de saúde atingir o máximo em nossa cidade”, pontuou.