Prefeitura de Eusébio realiza 1ª Etapa dos Exames de Mamografia solicitados no ‘Outubro Rosa’

sexta-feira | 10/11/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da  Secretaria de Saúde e da Assessoria de Política para Mulheres, realiza na próxima segunda (13) e terça-feira (14), a primeira etapa da realização dos exames de mamografia que foram solicitadas nos Postos de Saúde, durante a realização do Outubro Rosa. A Campanha foi realizada com a participação do prefeito Acilon Gonçalves, do deputado Bruno Gonçalves, do ex-prefeito Arimatéa Junior, e do médico Breno Gonçalves, além das equipes do Programa de Saúde da Família de cada Unidade Básica do município.

Segundo a assessora de Políticas Públicas para a Mulher de Eusébio, Yara Steremberg, a Unidade Móvel de Mamografia Digital estará estacionada nos dias 13 (segunda) e 14 (terça) no Mercado Central do Eusébio para atender as mulheres que tiveram os exames solicitados da Grande Sede. Na segunda-feira (13) serão atendidas todas as pacientes de 50 a 69 anos que solicitaram exames no Posto de Saúde da Lagoinha. “Por dia serão 80 exames, 40 pela manhã e 40 à tarde. O atendimento será por ordem de chegada, com a entrega de senha”, esclareceu Yara.

Já na terça-feira (14) serão atendidas as mulheres com idade de 50 a 69 anos que solicitaram os exames nos postos de saúde do Parque Havaí, Urucunema e Autódromo. O atendimento terá início às 7h30min indo até às 16 horas. Yara lembra que essa é apenas a primeira etapa e que a Unidade Móvel virá em outras datas, que serão divulgadas posteriormente, para atender as demais localidades. Já as mulheres que estão com solicitação do exame e que não estão nessa faixa etária de 50 a 69 anos, também serão atendidas posteriormente, ainda, neste ano.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que as mulheres que não compareceram aos postos, com idade 50 a 69 anos, e que não tenham feito a mamografia nos últimos 12 meses, e as mulheres de 35 a 40 anos que tenham histórico pessoal ou familiar de câncer de mama, podem se deslocar ao posto de saúde mais próximo de sua casa para que o médico faça a solicitação.