Prefeitura de Eusébio realiza 1ª Mostra Ambiental Eusébio Verde

segunda-feira | 01/06/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), realiza no dia 2 de junho (terça-feira), a partir das 9 horas da manhã, na Praça do Polo de Lazer, a 1ª Mostra Ambiental Eusébio Verde. O evento é comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente e representa uma vitrine dos produtos e serviços desenvolvidos pelo poder público e iniciativa privada na cidade de Eusébio.

Durante a mostra serão apresentadas as atividades desenvolvidas pela gestão ambiental municipal bem como as práticas de sustentabilidade desenvolvidas sobre o Meio Ambiente e a Sustentabilidade. A programação prevê a exposição em stands, palestras, recreações infantis, peça teatral, distribuição de brindes, distribuição de mudas, apresentação do projeto de Coleta Seletiva de Eusébio e de projetos desenvolvidos nos empreendimentos e instituições de ensino sobre o tema meio ambiente.

A abertura da Mostra contará com as presenças do Prefeito Júnior, do vice-prefeito Paulo César Feitosa, do presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Celso Rodrigues, e do presidente da Semace, José Ricardo de Araújo Lima. As 9h30 os alunos da Escola do Cararu apresentam a peça “Árvore da Vida”; Às 10 horas será a vez dos alunos da Escola São Raimundo que apresentarão o tema “Importância de cuidar da água” com a música Planeta Água.

Das 10 às 14 horas, acontecerá a exposição dos trabalhos sobre meio ambiente e sustentabilidade desenvolvidas nas escolas municipais, representadas pelo projeto COM VIDA das escolas Eduardo Alves Ramos e Erotides Melo Lima. No palco, acontecerão as palestras: “Características da APA e sua importância”, com Amanda Benevides, orientadora da APA do Rio Pacoti; “Responsabilidade civil socioambiental”, com Isabella Mattos e Silva, gestora do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio; e “Projeto de Revitalização das Praças do Município de Eusébio”, com Thaísa de Lima Fernandes, arquiteta da AMMA.

No período da tarde, a vice-presidente do Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (IPESA), Luciana Lopes, falará sobre “Do Lixo à Cidadania”. Cada palestra tem duração de 15 minutos. Às 14 horas será feita a entrega da comenda “Eusébio Selo Verde”, às três empresas regularmente licenciadas e que também se destacaram neste dia por desempenharem satisfatoriamente seu papel contra o desperdício, pelo empenho em proteger o meio ambiente e por executar seus programas a contento. A escolha dos vencedores será feita por uma comissão avaliadora, formada por Aline Costa e Silva (CONDEMA), Mirton Prata (1º presidente da AMMA) e Wilson Araújo (Coordenador de Licenciamento Ambiental). Na oportunidade serão entregues os certificados a todos os participantes da Mostra.

Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, a Mostra contará com 20 stands das empresas participantes, entre elas: a 3 Corações; AEM Montagens; Bioclone; BT Transportes; Fundação Alphaville; GRESS; Hidroponia Social; IEP; IRTEC; Isofarma; Kioma Segurança; Marquise; Nacional Gás; Pardal; Schneider, TEC LAV e ACEU.

O evento conta, ainda, com parcerias das escolas: de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz; Ana Bezerra, Cararu; São Raimundo; Eduardo Alves Ramos; Erotides Melo Lima, CAPS AD (Álcool e Drogas); CAPS Geral; APAE; AARTE; COM VIDA e Associarte.

O Prefeito Júnior destaca que o evento marca as comemorações no município da Semana do Meio Ambiente, cujo ápice é comemorado no dia 5 de junho. Segundo ele, o Eusébio tem muito a comemorar, diante da política de sustentabilidade que a administração vem empreendendo, inclusive com a atração de empresas e indústrias consideradas limpas, de baixo impacto ambiental. Ele observa que a AMMA também vem trabalhando ainda nas áreas de fiscalização e controle urbano, visando preparar a cidade para o futuro.