Prefeitura de Eusébio realiza 3ª Pedalada Ecológica e inaugurações

segunda-feira | 01/07/2019

Em uma manhã ensolarada, dezenas eusebienses decidiram acordar cedo e participar de uma atividade que uniu a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e a prática esportiva. Logo as 6h20 da manhã foi dada a largada da Terceira Pedalada Ecológica do Eusébio. O evento fecha o mês dedicado ao meio ambiente e as festividades de aniversário do município. O prefeito Acilon Gonçalves e o deputado estadual Bruno Gonçalves lideraram o primeiro pelotão dos ciclistas que partiram do Polo de Lazer Ivens Dias Branco e percorreram ruas da Grande Sede.

A primeira parada foi no bairro Urucunema, quando foi a inaugurada a Praça José Girão de Paulo (Zé Cigano). O autor da proposição do nome, vereador Fares Filho, destacou que sua intenção foi homenagear um nativo do bairro, que muito fez pela comunidade e pelo município.

Segundo Edmilson de Paulo, filho do homenageado, seu pai chegou ao bairro quando ainda não existia nenhuma benfeitoria. “Ele criava animais. Aqui ainda era distrito de Aquiraz. Como não tinha água, ele abria o sitio que tinha três cacimbões para dar agua para as pessoas. O carro dele era usado como ambulância para levar doentes até Aquiraz. Ele cedeu um terreno para que a prefeitura construir um chafariz e passou a ser o administrador. Foi funcionário público do município e muito fez pelo Eusébio, lutando por sua emancipação. Por isso, eu agradeço a homenagem”. Zé Cigano faleceu em março de 2010, aos 69 anos, deixando 6 filhos, 22 netos e 8 bisnetos.

Em seguida, o presidente da AMMA, Celso Rodrigues destacou que a Praça era uma reivindicação antiga da comunidade. “Esse é o 12º espaço que a AMMA está reformando ou construindo do zero. Tem espaço para crianças, de convivência, mobiliado novo e arborização. Que a comunidade adote e zele. Estamos finalizando o mês do meio ambiente com ações que vem sendo realizadas de forma continua, no mês de julho vamos concluir a implantação da coleta seletiva em todos os bairros. Somos o único município do Ceará com coleta seletiva porta a porta. E sempre que sentimos redução da prática em algum bairro reforçamos. Vamos continuar com nossas práticas sustentáveis em prol do meio ambiente”, destacou.

O deputado Bruno Gonçalves observou que o evento demonstra o interesse do município pela agenda ambiental. “A AMMA realiza um trabalho de filtragem dos muitos projetos que querem implantar na cidade. Muitas empresas que estão querendo vir para cá, como condomínios, postos de gasolina e até shoppings centers, mas tudo só pode ocorrer com estudo e planejamento. A Prefeitura tem total cuidado com a sustentabilidade, muitos que atacam, duvido que façam o dever de casa, que é a coleta seletiva. Nosso papel é espalhar essa ideia e criar um Eusébio sustentável desde a educação familiar. No final quero parabenizar o Acilon por se preocupar com o acolhimento das famílias”, frisou.

O prefeito Acilon Gonçalves disse que visitar o Urucunema é um motivo de satisfação. “Quem conheceu isso aqui em 2004, sabe que existia uma escola com 106 alunos e hoje tem 750, não havia posto de saúde, nem praças. Quando vim para cá hoje, vi o quanto se desenvolveu esse bairro. Estamos terminando um projeto de monitoramento na área do posto e escola, que vai ser colocado no CICCM (Cento de Controle Integrado) que foi feito pela prefeitura em parceria com o Estado, que utiliza câmeras 24 horas. Faço um desafio a AMMA para providenciar o projeto de um parque na região do Carro Quebrado. Para que a coloquemos um portal na entrada da Beira Rio, com o nome ‘Urucunema o bairro das praças’”.

A pedalada teve continuidade retornando pelas ruas do Parque Havaí e Lagoinha até a Avenida Eusébio de Queiroz, finalizando na Praça 23 de Junho, onde foi inaugurado o Ecoponto, doado pela empresa 3corações à Prefeitura de Eusébio. Aline Gurgel, representante da empresa destacou que ações como essa incentivam e alertam sobre a necessidade de se trabalhar experiências prazerosas pelo bem comum. “Agradecemos o apoio da AMMA e da Prefeitura de Eusébio, que nossa contribuição agregue valor e chegue aos corações de todos os eusebienses”, disse.

O presidente da AMMA, Celso Rodrigues destacou que a praça é mantida pela empresa 3Corações. “Quero parabenizar e agradecer a 3Corações pela iniciativa e parceria, que vai de encontro a prática da sustentabilidade. Neste mês o prefeito assinou decreto criando a Agenda Ambiental nos prédios públicos, que passam a destinar seus resíduos para o sistema de coleta. A gente vem batendo nessa tecla. Essa iniciativa pioneira é louvável. Precisamos dessa parceria do setor privado com a administração pública para termos sucesso em nossos propósitos”, pontuou.

Finalizando o evento, o prefeito Acilon disse que o Eusébio está dando uma grande demonstração da importância da educação ambiental. “Vamos aqui dar um exemplo da coleta seletiva. O Ecoponto recolhe material separados. Mas o papel dele mesmo é alertar de forma continuada à população para a necessidade da separação da coleta em suas casas. Queremos saltar de 23 toneladas/mês para 50 toneladas até dezembro. Isso só ocorrerá com ações de educação e participação da população. Cada vez mais vamos dar exemplo de como se faz uma administração publica no município de Eusébio,” finalizou. Em seguida, a presidente da Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis de Eusébio (ACEU), Leidiane Silva Vieira recebeu as chaves do Ecoponto. A associação conta com 17 catadores. O evento foi concluído com a participação do coral da Fundação Raimundo Fagner.