Prefeitura de Eusébio realiza 3º mutirão de Mamografia

quarta-feira | 17/08/2022
O público alvo dessa ação são mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria de Saúde e da Assessoria Especial de Políticas para as Mulheres, realiza a partir desta quarta-feira (17), o 3º mutirão de Mamografias deste ano. Os exames de mamografia são realizados em um mamógrafo instalado no caminhão “Amigo do Peito”, que está no estacionamento do Shopping Eusébio. O público alvo dessa ação são mulheres com idade entre 40 e 69 anos.

Os atendimentos começam às 8h da manhã com 40 mulheres já previamente agendadas pelos postos de saúde. E, na parte da tarde, mais 40 mulheres serão atendidas. A meta é que no final do mutirão, cerca de 240 exames de mamografias sejam realizados.

Conforme Yara Steremberg, Assessoria Especial de Políticas para as Mulheres de Eusébio, os exames de mamografia detectam com mais precisão a existência de nódulos mamários. “O objetivo maior dos exames realizados no caminhão “Amigo do peito” é a detecção precoce do câncer de mama. A gente sabe que quando a mulher consegue apalpar um nódulo na mama, já não é mais uma fase inicial. Um módulo palpável significa que ele tem mais de 1cm e o exame de mamografia detecta com mais precisão”, disse.

Após a realização dos exames, eles serão encaminhados para análise e os resultados serão liberados em 30 dias. Yara Steremberg pontua “Quando os exames chegam, eu encaminho para o Dr. Acilon analisar. Ele examina todos e estando tudo certo, os exames são encaminhados para os postos de saúde para serem entregues. Caso, haja detecção de nódulo, será encaminhado para um mastologista”, pontuou.