Prefeitura de Eusébio realiza a coroação do Bebê Majestade de 2021

sexta-feira | 29/10/2021
Isaac Benício nasceu no domingo passado e é o Bebê Majestade de 2021 de Eusébio (Foto: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio realizou, nesta sexta-feira (29), a coroação do Bebê Majestade 2021, em solenidade realizada no Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá. O bebê Isaac Benício Santos da Silva, filho de Leandro Santos da Silva, 31 e de Francisca Charliene da Silva, moradores do bairro Parque Havaí, nasceu no último dia 24 de outubro, as 11h12min e sua mãe realizou 13 consultas pré-natais, seis a mais que a exigida pelo programa.

A solenidade foi aberta pelo prefeito Acilon Gonçalves que parabenizou a todos os envolvidos no programa. Ele ressaltou a participação da primeira-dama, Marta Gonçalves no acompanhamento de todas as ações até chegar no momento o atual momento. “O dia de hoje é a coroação de um projeto, que através das ações deixa um grande legado. A Semana do Bebê representa o chamamento à atenção para a saúde da mulher. Não podemos falar de bebê não tiver uma mulher saudável. A mulher saudável ou não engravida e precisa ser cuidada. Precisamos fazer também a buscativa para a mulher fazer todos os exames e para isso temos postos de saúde e um hospital com 100% de condições de cuidar da gestante em todas as fases”, frisou.

Disse que o Hospital também está tentando ter uma ambiência para a atenção plena, que é atender o prematuro que não seja extremo, isto é, acima de 34 semanas. “Se conseguirmos isso, alcançaremos a meta de atender bem as gestantes. E depois do nascimento e dessa coroação a gente pode dizer que começou a festa, e o bebê precisa ser cuidado até os seis meses. A mãe, nesse período, deve amamentá-lo de forma exclusiva. Então daremos continuidade ao acompanhamento do bebê e da família, atendendo as necessidades. Após dos seis anos o acompanhamento também passa a ser da Secretaria da Educação para ou desenvolvimento pleno do bebê. E que fique esse legado para a gente cuidar do antes, do durante e do depois”, salientou.

O secretário de Saúde Josete Malheiros destacou que Francisca Charliene realizou 13 pré-natais, o que entende ser muito bom, pois incentiva as mães a também seguirem o exemplo. Ele ressaltou que o Hospital Dr. Amadeu Sá tem três programas direcionados para os recém-nascidos, que é a Sala de Orientação sobre Aleitamento Materno, que inclusive é reconhecida pelo Ministério da Saúde; a parceria com Cartório para a criança já sair do hospital com o registro de nascimento e a vacinação da criança, inclusive a BCG.

Com relação ao Hospital afirmou que em breve deverá ser anunciada uma ampliação para que a unidade se torne referência em todo litoral leste, isto é de Icapuí a Fortaleza. “Isso dentro da visão estratégica do prefeito de compreender que a saúde tem esse lado regional. Uma abrangência para além de nós. Pois se nos organizarmos enquanto serviço de saúde apenas para o município de Eusébio, vai acontecer um inchaço das pessoas virem morar aqui, até de forma desordenada, mas na medida que organizar de forma mais sistêmica, conseguiremos fazer um atendimento adequado para as pessoas que procurarem nossos serviços mesmo sendo de outro município”, ponderou.

A diretora do Hospital Inês Said afirmou que essa Semana do Bebê é de extrema importância, “passamos dias ansiosos, pois mesmo com nascimentos na semana do programa, os critérios nem sempre são contemplados, mas nesse ano foi contemplado e esse bebê é precioso, pois é quarta gestação da Charliene. A família e a equipe toda estão muito felizes, então fico muito emocionada em falar. Dizer que estamos aqui para acompanhar o bebê e a família. A maternidade só tem a crescer e é fato que todo dia nós crescemos um pouco”, concluiu.

Em seguida, a diretora do Hospital, Inês Said entregou o manto do Bebê Majestade; o secretário Josete Malheiro entregou o Cetro; a primeira-dama Marta Gonçalves a Coroa e o prefeito Acilon Gonçalves a chave da Cidade. A enfermeira Bruna Said, representando a equipe do Hospital, descerrou a foto do Bebê Majestade na Galeria do Hospital, finalizando a solenidade.