Prefeitura de Eusébio realiza a IV Copinha do Fundamental I com participação de 20 escolas

terça-feira | 08/10/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação de Eusébio (Seduce) lançou, nesta segunda-feira (7), a IV Copinha do Fundamental I, edição 2019, com as disputas nas modalidades Futsal Masculino/Feminino; Handebol Masculino/Feminino e Carimba Masculino/Feminino. As disputas foram abertas nesta terça-feira (8), com jogos de Futsal pela manhã e tarde.

O torneio reúne todas as escolas do Ensino Fundamental I de Eusébio com alunos de 9 a 11 anos. São elas: Adelino Bezerra  (Guaribas); das Guaribas; Moacir Ferreira (Pedras); Raul Tavares Cavalcante I (Jabuti); da Lagoinha; Josefa Sá (Urucunema); Erodites Melo Lima (Centro); do Autódromo; Izídio José Campina (Tamatanduba), São Miguel (Cauaçu); Santa Clara; Oscar Feitosa (Pires do Façanha); Mundo Encantado da Criança (Novo Portugal); Eduardo Alves Ramos (Timbú), Elisbão Pio (Precabura); João de Freitas Ramos (Olho D’água); Otoni Sá (Mangabeira); do Cararu; Mário Sales (Jabuti) e Francisco Tavares de Abreu (Encantada).

A disputa visa internalizar desde a infância a importância da prática de esportes, além de socializar e integrar os alunos. “Optamos por realizar esse torneio que introduz também o esporte educacional nas séries iniciais e ao mesmo tempo atende a solicitação das crianças que viam somente os alunos das séries finais participando de competições. Neste ano, incluímos mais uma modalidade que foi o Carimba, jogo bastante popular entre os alunos,” disse o coordenador do Departamento de Educação Física da Seduce, André Lima Verde.

As disputas transcorrem até o dia 31 deste mês. O Futsal acontecerá de 8 até o dia 16 de outubro e a final e a disputa do terceiro lugar serão realizadas no dia 31. O torneio de Handebol acontecerá nos dias 11, 16 e 17. Já as disputas de Carimba será realizada nos dias 18 e 29 de outubro. Para a Secretária Goretti Frota, a competição já é uma tradição no município e consegue envolver as crianças em disputas, onde o companheirismo vem em primeiro lugar. “O esporte é uma ferramenta fundamental no nosso trabalho pedagógico e na redução da evasão escolar”, pontuou.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o Esporte Educacional é uma política pública que vem ganhando espaço no município para auxiliar no desenvolvimento físico e intelectual dos alunos. “O engajamento das crianças é algo bonito de se ver. O esporte tem essa característica de agregar e integrar as pessoas. As crianças aprendem o valor do trabalho em equipe e de conviver com derrotas e vitórias, como consequência natural de uma disputa. Isso é algo enriquecedor que ficará para toda a vida”, asseverou. Nos jogos realizados na manhã desta terça-feira no torneio de Futsal Feminino/Masculino, a Escola Adelino Bezerra venceu a Escola das Guaribas por 2 x 1 Guaribas. A Moacir Pereira fez 2 x 0 na Raul Tavares Cavalcante I; A Escola Josefa Sá venceu a Lagoinha por WO  e a Escola Erotides Melo Lima aplicou 4 x 0 na Escola do Autódromo. As disputas continuam até o dia 31.