Prefeitura de Eusébio realiza a limpeza de lagoas e açudes

terça-feira | 30/06/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), iniciou nesta semana um cronograma de limpeza dos mananciais existentes no município. Nesta terça-feira (29) os trabalhos foram iniciados na Lagoa do Polo de Lazer do Eusébio, um dos maiores mananciais da cidade. Segundo o presidente da AMMA. Túlio Studart, a equipe de manutenção está tirando toda vegetação aquática do espelho d’água, além de resíduos e materiais poluentes que são jogados na lagoa.

Ele solicita à população que auxilie na manutenção desses mananciais, que são importantíssimos para o ecossistema do município, não jogando detritos e outros resíduos que causam a poluição das lagoas e açudes. Segundo ele, a poluição causa o surgimento de plantas aquáticas, que apesar de beneficiarem o ambiente como um filtro natural e proporcionarem sombra, abrigo e alimento para moluscos, larvas, répteis, alevinos, anfíbios e insetos, entre outros seres vivos, também podem ser prejudiciais a eles, pois absorvem os nutrientes disponíveis na água. Além disso, no mesmo processo em que liberam oxigênio e retiram o gás carbônico da água, ao fazerem a fotossíntese durante o dia, as plantas aquáticas ao respirarem em excesso passam a disputar oxigênio com osanimais existentes na lagoa.

Túlio assevera que os mananciais são importantíssimos para a manutenção da vida, “além de beneficiarem o clima, são responsáveis por umarica fauna e flora, pois são ocupados por vários tipos de consumidores como anfíbios adultos e suas larvas, crustáceos, larvas de peixes, insetos epequenas criaturas herbívoras. Também neles são encontradas bactérias que não utilizam o oxigênio para realizar seu metabolismo. Os pássaros também vão e vêm das lagoas. “O nível da água cai e se eleva naturalmente dentro de alguns limites ajudando a manter a diversidade do ecossistema aquático e prevenindo da concentração excessiva de nutrientes,” pontua

O presidente da AMMA ressaltou que esse mesmo trabalho será realizado nas demais lagoas e açudes existentes no município, fazendo com que ocorra a melhora na qualidade das águas nos diversos mananciais, e com isso, proporcione um renascimento de seus ecossistemas, e o ressurgimento de algumas espécies de animais que não são mais vistas nesses locais. “Continuamos trabalhando pela melhoria do nosso meio ambiente, realizando um trabalho com planejamento para que nossa cidade continue sendo um lugar melhor para se viver,” concluiu.