Prefeitura de Eusébio realiza a Paixão de Cristo Virtual nesta sexta-feira

quarta-feira | 31/03/2021
Será apresentada a reprise da Paixão de Cristo de 2018 com a imersão de realidade virtual, por meio de mídias (Foto: Imagem PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), realiza nesta Sexta-Feira Santa (02) a Paixão de Cristo Virtual. Segundo a Secult, devido a pandemia, não está sendo permitida a realização de atividades culturais ou que possam promover aglomerações. O encontro remoto mantém vivo esse movimento que a cada ano reúne milhares de pessoas no município para presenciar o maior espetáculo teatral sobre a vida de Cristo, no Ceará.

A partir de 18h30, haverá uma chamada para a apresentação, feita pelo prefeito Acilon Gonçalves e a apresentação acontecerá a partir das 19 horas, mas as pessoas já poderão visitar os cenários virtuais com narrativa. “Com esse projeto queremos estreitar laços e mostrar ao público esse trabalho que tem o envolvimento de muitos cidadãos e que a cada ano tem crescido mais na participação popular”, afirma o secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Tarcísio Cristianne.

Esse é o segundo ano consecutivo que a encenação da Paixão de Cristo do Eusébio não é realizada devido a pandemia da Covid-19. Segundo Tarcísio serão armazenadas imagens e áudios, com descrições para que o visitante identifique e entenda o que está sendo mostrado, com isso terá a sensação de estar presente no espaço.

“Realizamos a Paixão de Cristo há 25 anos. É um evento presente em nossa cidade e com uma escala de visitantes gigantesca, que passou a ser apresentada na cidade na cenográfica Eusebélem. Com a pandemia no ano de 2020 não tivemos evento físico, e nem virtual. Pensando nisso, neste ano de 2021 criamos este projeto e será por meio dele que apresentaremos a reprise da Paixão de Cristo de 2018 com a imersão de realidade virtual, por meio de mídias”, explica.

A proposta objetiva mostrar virtualmente a cidade cenográfica Eusebelém e ao mesmo tempo fazer com que o público tenha a sensação de estar presente na maior encenação ao ar livre do estado do Ceará que é a Paixão de Cristo do Eusébio, com seus mais de 700 atores, atrizes figuração, bailarinos, músicos, cantores e pessoas da produção.

Link

A visita acontecerá através de um link que será disponibilizado nas mídias sociais, com acesso pelos sistemas de computadores, Android e IOS, sem limite de acesso. Ao ingressar na plataforma digital, os visitantes poderão explorar de maneira aberta toda a cidade cenográfica e com apenas alguns “cliques” poderão ter acesso a fotos e áudios de cada um dos cenários a sua escolha.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a ideia de realizar a Paixão de Cristo Virtual é possibilitar que não somente os moradores de Eusébio e de cidades próximas tenham acesso a encenação, mas pessoas de todo o Brasil e quem sabe do mundo, para que conheçam esse trabalho e um pouco do que a cidade tem a oferecer. “Pelas redes sociais poderemos levar essa mensagem de paz e de vitória, com a ressurreição de Cristo para todas as pessoas, trazendo esperança de que a humanidade vai ultrapassar essa situação atual o mais breve possível e retornar a normalidade”, afirma.