Prefeitura de Eusébio realiza a Semana Cada Vida Importa

sexta-feira | 05/11/2021
A Semana Cada Vida Importa de Eusébio será realizada de 8 a 12 deste mês (Imagem: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CMDA), realiza a Semana Cada Vida Importa. O evento foi instituído através da Lei nº 16482 de dezembro de 2017 para que os municípios cearenses possam fazer ações de prevenção e cuidado relacionados ao tema.

A Semana Cada Vida Importa de Eusébio será realizada de 8 a 12 deste mês com ações a partir da próxima segunda-feira (8). A programação terá início com um acolhimento na Secretaria de Educação na próxima segunda-feira (8), Rodas de conversa no CRAS sede, no CRAs Mangabeira e nas Escolas. Além disso, serão feitas lives nos perfis do NUCA e da CMVPV nas redes sociais durante a semana.

Uma das ações importantes da Semana será a roda de conversa que a Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV) irá realizar com adolescentes com o objetivo de orientar os mesmos a cuidar da saúde mental e prevenção contra o suicídio. Dados apontam que quanto maior a vulnerabilidade do ser humano maior é o risco tanto para homicídio quanto para suicídio.

Rosa Leite, psicóloga e Coordenadora Municipal de Valorização e Proteção da Vida pontua que é fundamental prevenir a violência letal contra adolescentes com ações efetivas. “Diante da gravidade dessa situação é fundamental prevenir a violência letal contra meninos e meninas de 10 a 19 anos com ações efetivas de valorização da vida nos setores da cultura, do esporte, da saúde, da educação e em todas as instituições.”, ressaltou.

Acompanhe a programação da Semana Cada Vida Importa:

SEGUNDA-FEIRA (08/11)

•             08 Horas – Acolhida na Secretaria de Educação;

•             10 Horas- Vídeo com a Coordenadora Municipal de Valorização e Proteção a Vida-CMVPV, Rosa leite;

•             Stories nos Instagram pessoais com marcação do NUCA – “AMIGOS CONECTAM AMIGOS”;

TERÇA-FEIRA (09/11)

•             12:01Horas- Live Instagram do NUCA “AMIGOS CUIDAM DE AMIGOS” ;

•             Roda de conversa c/adolescentes do NUCA Eusébio;

QUARTA-FEIRA (10/11)

•             08 Horas – Acolhida na Secretaria de Educação;

•             9 Horas- CRAS Mangabeira e Sede: III Encontro do Projeto Famílias Fortes com os adolescentes e suas famílias e os técnicos de referência dos CRAS;

•             10 Horas-Live com assistente social Mara Carneiro, membro da Coordenação Colegiada do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDECA Ceará, Instagram da CMVPV;

•             PUBLICAÇÕES ENCORAJADORAS – Vídeos pessoais-depoimentos NUCA no Instagram do NUCA.

QUINTA-FEIRA (11/11)

•             Lançamento do NUCA Jabuti Presencial;

•             10 Horas Lançamento da Cartilha Criança Dendicasa – Cuidando da Saúde Mental dos Pequenos na Pandemia e Pós Pandemia no Caps Geral;

•             Postagens nas redes sociais da CMVPV (cards, vídeos);

•             15 Horas- Live NUCA e CMVPV no Instagram da Prefeitura de Eusébio;

SEXTA-FEIRA (12/11)

•             08 Horas- Caminhada Cada Vida Importa, saída da Praça 23 de junho em direção ao Pólo de Lazer;

•             08 Horas – Acolhida na Secretaria de Educação;

•             17 Horas – NucaCast – Podcast Especial Cada Vida Importa, com a Psicóloga Rayanne Bastos.