Prefeitura de Eusébio realiza ação em alusão ao Outubro Rosa

quinta-feira | 19/10/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio realizou nesta quinta-feira (19) no Centro Especializado em Reabilitação (CER) mais um Mutirão de Mamografias, desta vez em alusão ao Outubro Rosa. Ao todo, foram realizados 80 exames no mamógrafo instalado no caminhão Amigo do Peito. A Assessoria Especial de Políticas para as Mulheres providenciou um momento de dança do ventre realizado pelas professoras da Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio (SECULT) e também participam de café da manhã oferecido pela loja ORIO em parceria com a prefeitura.

O público alvo dessa ação são mulheres com idade entre 40 e 69 anos de idade. As pacientes que fazem os exames de mamografia são previamente agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Socorro Nunes, de 55 anos realizou pela primeira vez o exame de mamografia. “Essa é primeira vez que faço o exame. Antes eu nem ligava. Mas, a minha filha está em tratamento de câncer e eu resolvi cuidar de mim também. Peço a Deus que dê tudo certo”, disse.

Outro momento importante da manhã desta quinta-feira, foi o depoimento de Maria Elenice da Silva. Ela está curada do câncer que teve e incentivou as mulheres a fazerem sempre a prevenção. “É importante que vocês procurem o médico quando sentirem algo diferente nas mamas. Também importante fazerem a prevenção. Pois a prevenção é que dá o alerta. Eu fiz exames, e fui diagnóstica com câncer. Passei por todo processo de exames e atendimentos e hoje estou curada, graças a Deus. Não deixem de se cuidar”, destacou.

O prefeito Acilon Gonçalves, participou da ação e reforçou para as mulheres a importância da prevenção contra o câncer de mama e contra o câncer de colo de útero. “Todas essas mamografias que são feitas aqui, eu analiso e aquelas que precisam de algum complemento já sai com a consulta com mastologista e ultrassonografia das mamas agendadas e outra mamografia, que caso precise de um exame mais localizado. Reforço que depois dos 40 anos as mulheres devem fazer a mamografia anualmente, isso se chama prevenção. Aproveito a oportunidade e digo também a vocês que façam exame de prevenção ao câncer de colo de útero, que também pode ser feito lá na Policlínica, com agendamento feito através da Dra Yara”, pontuou.