Prefeitura de Eusébio realiza ações de combate ao abuso e à exploração de Crianças e Adolescentes

terça-feira | 17/05/2022

A Prefeitura de Eusébio realiza até o dia 20 deste mês várias ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O tema desse ano é “Violência Sexual contra Criança e Adolescente: A Culpa não é da vítima”. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

A programação no município começou nesta segunda-feira (16) com uma roda de conversa no CRAS Sede com as famílias acompanhadas pelo equipamento. Já nesta quarta-feira (18), às 9h da manhã acontecerá no Polo de Lazer Ivens Dias Branco uma Mobilização Intersetorial pelo 18 de maio com a construção de um jardim com as flores símbolo da campanha, Roda de conversa nas Escolas Municipais com a dinâmica ”Semáforo do Toque” para pais e filhos e uma oficina para construção da flor símbolo da campanha.

Nesta quarta-feira (18), a Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida – CMVPV realiza uma live sobre como lidar com o trauma do abuso na infância e na adolescência, com Rosa Leite e a psicóloga convidada Helena Damasceno. A live será realizada no perfil no Instagram da @cmvpveusebio. De acordo com Rosa Leite, Coordenadora da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida – CMVPV, a live, com o tema Abuso Infanto-juvenil: Como lidar com o trauma? , “Trabalhamos também a questão do suicídio e alto lesão. O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes também são considerados fatores de risco para o suicídio. E, na live nós iremos tratar desse assunto. O trauma de quem passa por abuso sexual fica para sempre, então é preciso saber tratar disso”, destacou.

Makciel Castro, Coordenador do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA destaca a importância de tratar sobre o assunto ainda na adolescência e fortalece o tema da campanha – A culpa não é da vítima!. “A gente trabalha alertando os jovens sobre os cuidados com o corpo e as imagens pessoais e conscientizando também sobre os direitos individuais, também falamos dos canais de denúncia e os divulgamos em nossas mídias”, disse.

Em todo o país as denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser realizadas através do Disque 100, que é um serviço para registro de denúncias de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual. O serviço é totalmente gratuito e as denúncias relatadas não são divulgadas.
Confira toda da programação que será realizada nesta semana:

SEGUNDA-FEIRA (16/05)
• 09:30 horas – CRAS Sede – roda de conversa com as famílias acompanhadas no CRAS Sede sobre o 18 de maio com a equipe do CREAS e oficina para construção da flor símbolo da campanha.
• Conselho Tutelar – Painel sobre o dia 18 de maio exposto na Sede do Conselho Tutelar.
• Secretaria de Educação – Roda de conversa nas Escolas com dinâmica ”Semáforo do Toque” (Pais e filhos) e oficina para construção da flor símbolo da campanha.
• NUCA – Publicações de “Cortes do NUCA CAST – O Podcast que te dá VOZ” – Adolescentes do NUCA entrevistam Jadir Pontes (Coordenadora do CREAS) e Larissa Barros (Coordenadora do Chama).
• NUCA – Palestra na Escola Estadual de Educação Profissional Eusébio de Queiroz
• CMVPV– Postagens do 18 de maio nas redes sociais da Coordenadoria Municipal de Valorização e Promoção da Vida – CMVPV.

TERÇA-FEIRA (17/05)
• 09:00 Horas – CRAS Jabuti – roda de conversa com as famílias acompanhadas no CRAS Jabuti sobre o 18 de maio com a equipe do CREAS e oficina para construção da flor símbolo da campanha.
• 09:30 Horas – CRAS Mangabeira – Oficina com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para construção da flor símbolo da campanha do 18 de maio.
• Conselho Tutelar – Vídeo sobre o combate e exploração sexual de crianças e adolescentes, redes sociais do conselho tutelar.
• CMVPV– Postagens do 18 de maio nas redes sócias da Coordenadoria Municipal de Valorização e Promoção da Vida – CMVPV.

QUARTA-FEIRA (18/05)
• 09:00 Horas – Polo de Lazer Ivens Dias Branco – Mobilização Intersetorial pelo 18 de maio com a construção de um jardim com as flores símbolo da campanha.
• 10:00 Horas – Live com a psicóloga Helena Damasceno, autora do livro Pele de Cristal e a equipe da Coordenadoria Municipal de Valorização e Promoção da Vida – CMVPV.
• NUCA – Gravação NUCACAST com Conselho Tutelar e CMVPV
• NUCA – Live com Adolescentes e Profissionais
QUINTA-FEIRA (19/05)

SEXTA-FEIRA (20/05)
• 08:30 as 11:00 Horas – Secretaria de Educação – Panfletagem e orientação a população na Praça do Polo Ivens Dias Branco.
• 09:00 Horas – CRAS Mangabeira – Roda de conversa com as famílias acompanhadas no CRAS Mangabeira sobre o 18 de maio com a equipe do CREAS e oficina para construção da flor símbolo da campanha.