Prefeitura de Eusébio realiza atividades na Semana de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

sexta-feira | 12/05/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realiza de 15 a 19 de maio a Semana Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é conscientizar a sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual. Diversas atividades serão realizadas no período como; palestras, panfletagens e orientações em locais com grande fluxo de pessoas, como o Shopping Eusébio, Mercado Central, Praça 23 de Junho, Polo de Lazer, Hospital Amadeu Sá, Postos de Saúde e demais órgãos públicos.

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) estará a frente das atividades. Segundo a coordenadora do órgão, Rosa Maria Mesquita Leite, a estatística de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, atendidos e acompanhados pelo CREAS, demonstra que o agressor, na maioria das vezes, é adulto do sexo masculino. “Dessa forma, o CREAS busca conscientizar e debater sobre essa temática em espaços que tenham o maior número de adultos do sexo masculino”, revela.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, pontua que nos casos de violência não há distinção de classe social e nem etnia, além de ser realizada também por pessoas do sexo feminino. “Por isso, iremos realizar também discussões nos postos de saúde, onde percebemos ter uma circulação maior de mulheres. As panfletagens e orientações serão realizadas no Shopping Eusébio Open Mall, no Mercado Central, praças centrais e no Hospital Amadeu Sá e as palestras na Secretaria de Obras, Guarda Municipal do Eusébio, Postos de Saúde do Jabuti, Cauaçu, Parque Havaí e Tamatanduba”, revelou.

O prefeito Acilon Gonçalves, por sua vez, acrescenta que a melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. Ele destaca que é necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor. “Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, procure o CREAS, o Conselho Tutelar, a Polícia, enfim, faça sua parte para evitar que mais crimes sejam cometidos”, conclamou Acilon.