Prefeitura de Eusébio realiza Campanha Antirrábica para vacinar 15 mil cães e gatos

quinta-feira | 12/09/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde e seu Núcleo de Controle de Endemias, realiza no próximo dia 28 de setembro, das 8 às 17 horas, o dia “D” da Campanha Antirrábica Animal de Cães e Gatos. Serão disponibilizados 29 postos de vacinação, tendo como meta vacinar 10.832 cães e 4.800 gatos. Cerca de 50 servidores municipais estarão envolvidos na Campanha.

O secretário de Saúde, Mário Lúcio, ressalta que podem ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de três meses de vida, inclusive as fêmeas grávidas ou que estejam amamentando. “A vacina contra raiva imuniza o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses”, frisa.

O coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Iones Ferreira, pontua que as pessoas, ao levarem seus pets aos postos de vacinação, devem tomar certos cuidados como usar guia e coleira para cães e focinheira no caso de cães bravos para evitar acidentes. Os gatos podem ser levados em caixa própria ou então ser segurados pelos donos para evitar fugas.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância da vacinação para manter a boa cobertura vacinal que o Eusébio vem obtendo anualmente. “Esse bom resultado, em conjunto com as atividades de vigilância e educação em saúde, representam as armas sustentáveis para manter a raiva sob controle em nosso município”, disse

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente de 100%. O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através de mordida. Cães e gatos são os principais veículos da doença.

POSTOS DE VACINAÇÃO
 PSF Olho Dágua
PSF – Timbú
PSF – Mangabeira