Prefeitura de Eusébio realiza campanha de atualização da caderneta da vacinação no sábado

terça-feira | 04/12/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realizará no próximo sábado, das 8 às 13 horas, a atualização das cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes. Para atender a demanda, todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão funcionando. Segundo a coordenadora de Imunizações do Município, Rita de Cássia Feitosa, as baixas coberturas vacinais, principalmente em crianças menores de cinco anos, acenderam uma luz vermelha no país e no município de Eusébio.

“Temos que ter em mente que a vacinação é a única forma de prevenção de doenças que não circulam mais no país. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. É uma questão de responsabilidade social”, concluiu.

Ela observa que o Brasil em 2017 não contabilizou nenhum caso de sarampo. Já neste ano, entre janeiro e junho, já registrou 1.686 casos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O maior número de casos está na região Norte. Segundo órgãos de vigilância na região, a maioria dos casos se deve à entrada de venezuelanos no país naquela região.

O secretário Mário Lúcio observa que o município de Eusébio teve um caso confirmado (caso importado) no ano de 2014 quando ocorreu um surto no município de Fortaleza. “Vale salientar que o município de Eusébio sempre apresentou coberturas maior ou igual a 95% significando proteção para nossa população. Mas, a partir do ano de 2017 observamos uma queda acentuada de nossas coberturas vacinais (menor que 95%), levando o município a uma preocupação com a possibilidade de introdução de doenças já inexistentes, por isso esse esforço de vacinação para que possamos manter o nosso município entre os campeões de imunizações no Estado”, ressalta.

O prefeito Acilon Gonçalves conclama os pais para levarem seus filhos aos postos mais próximos de suas residências. “Manter a caderneta de vacinação dos filhos em dia, é algo essencial para a manutenção da saúde de nossas crianças e adolescentes. Os pais devem estar cientes que a melhor saída para que doenças já erradicadas não retornem é manter seus filhos vacinados e seguros. Quem ama cuida!”, afirmou o prefeito.