Prefeitura de Eusébio realiza campanha “julho amarelo” contra hepatites virais

quinta-feira | 18/07/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, está realizando, neste mês a campanha “julho amarelo”, em referência ao dia 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais.  A ação está sendo realizada pela equipe do Núcleo Ampliado da Saúde da Família – NASF do Timbú.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, o objetivo da campanha, além de aumentar a cobertura vacinal para reduzir a transmissão da hepatite B, é fortalecer ações dentro dos territórios e do Município em geral para o diagnóstico, tratamento e cura da Hepatite C, visto que, muitas pessoas são portadoras do vírus e não sabem, por isso correm o risco até de serem acometidas de doenças crônicas.

O NASF Timbú está realizando atividades a partir do dia 29 de julho na Mangabeira; dia 30 no Coaçu e 31 de julho no Cararu. Em agosto, no dia 1º, as atividades acontecerão no Timbú e no dia 2, no Olho D’água. Segundo a coordenadora da equipe do NASF Timbu, Adriana Arrais, a equipe, com esse trabalho, está levando à comunidade informações de forma clara e simples sobre as hepatites virais, abordando questões relacionadas às prevenções e apoio, facilitando as orientações de saúde nos Centros de Convivência dos Idosos do território e Unidades Básicas de Saúde. “Estamos utilizando ferramentas como web palestras e mobilizações, ou seja. oficinas e testes rápidos para hepatites B e C”, destacou.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que a hepatite é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. “A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, ressalta.

Acilon observa a hepatite pode ser transmitida por alimentos e pelo contato pessoal, por isso a higiene é o principal meio de prevenção. Ele aconselha a lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de comer, lavar bem alimentos que serão consumidos crus e cozinhar bem os demais, principalmente frutos do mar e carne de porco. “Há também a transmissão através do sangue, por isso, é importante não compartilhar objetos de uso pessoal, como giletes, escovas de dentes, utensílios de manicure, além de utilizar preservativos durante as relações sexuais, e ter certeza de que materiais utilizados para fazer tatuagens e para a colocação de piercings são descartáveis”. Diz ainda que as vacinas também fazem parte das ações para prevenção.